segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Meninos do Programa Lobato recebem orientações sobre prevenção e combate à dengue

Texto e foto: Camila Graziela

Durante a dramatização, interagindo com o personagem do mosquito Aedes aegypti, os meninos aprenderam como ajudar a eliminar a doença que pode levar à morte

Na tarde desta sexta-feira (6) os meninos que frequentam o Programa Lobato - Sítio da Criança participaram de palestra sobre prevenção e combate à dengue. Ministrada por uma equipe do Núcleo de Educação em Saúde (NES), a ação é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está contribuindo no combate à doença, promovendo palestras para usuários dos programas e instituições sociais assistidas pelo Município.


Durante a dramatização, interagindo com o personagem do mosquito da dengue, os meninos aprenderam como ajudar a eliminar a doença, recebendo orientações de como evitar os criadouros e que todo material que acumula água e não é utilizável dever ser colocado no lixo para destinação correta. Também são informados que os recipientes fixos merecem cuidados diariamente.



Quem disse ter aprendido a lição e que vai ajudar a combater a doença pelo quintal de casa foi o garoto Tiago, de 10 anos. “Eu aprendi que não devemos deixar água parada, nem a tampa do ralo aberta, nem sujeira como tampa de garrafa jogada no chão e que devemos lavar a vasilha de água do cachorro. Agora eu sei como fazer para não deixar o mosquito da dengue nascer”, contou o menino. 




Segundo a agente de combate a endemias do NES, Elisângela Aparecida de Souza, o ovo do mosquito é muito resistente, podendo durar num local sem água por até dois anos. “Por isso é muito importante as pessoas terem consciência de que sem criadouro não há a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue”, explicou a agente. Ela ressaltou ainda que o objetivo das palestras é conscientizar para o fato de a dengue ser uma doença grave, podendo levar à morte, além de convidar toda a população a se unir e combater essa doença.

Sítio da Criança


O Programa Lobato (Sítio da Criança) foi inaugurado em Araçatuba em 1995. O local oferece serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, do sexo masculino. Localizada na rua Luís Pinto Chaves, 430, Taanne Andraus, a unidade tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária. Funciona das 7h30 às 17h.  Atualmente, 143 meninos frequentam o Programa Lobato, que, juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: