quarta-feira, 13 de julho de 2016

Centro Pop entrega abrigos de moletom para atendidos‏

Texto e foto: Camila Graziela

Diversos são os motivos que levam pessoas a viver em situação de rua: falta de trabalho e renda, adversidade pessoal, doenças e rompimento de vínculos familiares são alguns deles. Em Araçatuba, pessoas nessa condição recebem apoio por meio de política pública executada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

E para se aquecerem nos dias de frio, na terça-feira (12) elas receberam conjunto de moletom das mãos do prefeito Cido Sério e da secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado. A iniciativa integra uma série de medidas que a Prefeitura de Araçatuba promove, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e de seus programas, visando valorização e melhoria da qualidade de vida.


"Esse espaço oferecido a vocês é um ponto de apoio. E que seja importante para ajudá-los a descobrirem novos caminhos”, destacou o prefeito Cido Sério durante a entrega. Marta Dourado comentou o orgulho que sente de todos os equipamentos vinculados à Assistência Social. “O trabalho da gente é fazer com que vocês se apaixonem pela vida, e enxerguem que vale a pena viver. E aqui, no Centro Pop, vocês recebem todo respaldo necessário”.

Um dos beneficiados com os agasalhos foi Marcos Rodrigues Vieira, de 32 anos, natural de Belo Horizonte (MG). Ele disse que chegou à cidade há um mês, depois de percorrer vários municípios em busca de trabalho. “Foi o melhor atendimento que já tive. Passei por Campo Grande, Água Clara e Três Lagoas (MS), antes de chegar aqui, e em nenhuma dessas cidades eu tive bom acolhimento. Graças ao Centro Pop eu tirei todos meus documentos. O acolhimento funciona de verdade”.



CENTRO POP 
Centro Pop possui serviço de abordagem social, que faz monitoramentos dos setores com maior incidência de pessoas que vivem em situação de rua. Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o equipamento, que também atende denúncias durante 24 horas: 99751.0172. Aproximadamente 85 pessoas são atendidas por dia, e cerca de 150 vivem em situação de rua em Araçatuba. 

A unidade oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue; e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários.

Nenhum comentário: