quarta-feira, 6 de julho de 2016

Atendidos no Centro Pop participam de semana de combate a álcool e drogas‏

Por Camila Graziela

Pessoas que vivem em situação de rua em Araçatuba e que frequentam o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) vivenciaram uma semana informativa sobre combate a álcool e drogas. Palestras foram proferidas por representantes das instituições Amor Exigente, Alcoólicos Anônimos, Caps-ad (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas) e FEA (Fundação Educacional de Araçatuba). O objetivo foi orientar sobre danos causados pelo uso de entorpecentes e demais substâncias que provocam vícios.


A coordenadora Jucielly Moreira explica que o problema do uso indevido de drogas atingiu proporções graves, e hoje é desafio de saúde pública no Brasil, onde as drogas também financiam a violência e a criminalidade. “Grande parte dos usuários é composta por jovens; muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura”.


Segundo ela, a falta de oportunidades pode levar a pessoa a procurar o envolvimento com as drogas. “A orientação e a prevenção são pontos fundamentais para esclarecer o problema, que atinge toda uma sociedade e é muito complexo. Por isso, requer participação dos familiares, da sociedade e equipes compostas por diversos profissionais, com apoio de demais instituições que prestam auxílio a esse público”. 
“Por isso, aqui no Centro Pop, temos proporcionado uma série de medidas para que os cidadãos resgatem os convívios familiar e social, pois muitos buscam pela reinserção na sociedade”, finaliza Jucielly Moreira. A iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, ocorreu entre os dias 22 e 30 de junho. 

CENTRO POP 
Centro Pop possui serviço de abordagem social, que faz monitoramentos dos setores com maior incidência de pessoas que vivem em situação de rua. Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o equipamento, que também atende denúncias durante 24 horas: 99751.0172. Aproximadamente 85 pessoas são atendidas por dia, e cerca de 150 vivem em situação de rua em Araçatuba.
A unidade oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários. 

O equipamento dispõe ainda de atividades laborativas, com terapeuta ocupacional e atendimentos com profissionais especializados em psicologia e serviço social. Durante as oficinas socioeducativas (laborativas e de terapia ocupacional), por exemplo, usuários produzem diversos tipos de artesanato, como artigos de MDF, decoupagem, crochê, além da recreação com jogos interativos, que estimulam a concentração e a memória. 
Para implantação da unidade foi criada uma rede de assistência social que presta atendimento a moradores de rua. Ela é composta pela Casa de Passagem, localizada no centro da cidade; Casa de Acolhimento, no jardim Alvorada; e o Restaurante Popular Alice da Silva Prates. Centro Pop é gerido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nenhum comentário: