quinta-feira, 21 de julho de 2016

Centro Pop promove ‘arraiá’ para atendidos

Foto e texto: Camila Graziela

Eufóricos! Foi assim que atendidos no Centro Pop (Centro de Referência Especializado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua) ficaram quando souberam do ‘Arraiá do Pop’, que seria promovido especialmente para eles, na quarta-feira (20). Aproximadamente 80 pessoas participaram da iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.



A coordenadora técnica do equipamento, Jucielly Moreira, explica que a ação tem por objetivo proporcionar entretenimento. “É uma oportunidade para que eles participem de uma festa típica. Dessa maneira, nós estamos promovendo também o resgate da autoestima e inclusão social”. O local foi decorado com artigos feitos pelos atendidos durante encontros com terapeuta ocupacional e monitora de artesanato.


Comidas típicas como cachorro quente, bolos, pipoca, canjica e doces diversos fizeram parte do banquete. “Há mais de um ano eu não comia canjica”, disse Rute Regis Rodrigues Silva, de 35 anos. Ela contou que é natural de Ibotirama (BA), mas devido ao vício de entorpecentes vive perambulando de cidade em cidade há 20 anos. “Eu não tenho nem palavras para explicar a emoção de participar desse momento. Centro Pop é o melhor lugar de Araçatuba”.


CENTRO POP

Criado na cidade em 2014, Centro Pop possui serviço de abordagem social que faz monitoramentos dos setores com maior incidência de pessoas que vivem em situação de rua. Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o equipamento, que também atende denúncias durante 24 horas: 99751.0172. Aproximadamente 85 pessoas são atendidas por dia, e cerca de 150 vivem em situação de rua em Araçatuba.

A unidade oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue; e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários.

Nenhum comentário: