terça-feira, 26 de julho de 2016

Unidade do Cras no bairro Umuarama promove ‘arraiá’‏

Por Camila Graziela

A sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Umuarama, se transformou num verdadeiro ‘arraiá’ na terça-feira (26), com festa caipira para usuários das diversas oficinas oferecidas gratuitamente e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Quase 140 pessoas, entre adultos e crianças, marcaram presença.


Tradicional quadrilha apresentada por crianças da oficina de natação foi o ponto alto da festança, em ambiente devidamente decorado com bandeirinhas e balões. Comidas típicas como canjica, bolos, curau, chocolate quente, doces e refrigerante fizeram parte do banquete.Segundo a coordenadora do equipamento, Márcia Viúdes, o objetivo é fortalecer vínculos comunitários e familiares, além de proporcionar socialização e resgate da cultura popular brasileira.
 

Diariamente são promovidas atividades para os referenciados nas unidades do Cras, incluídas na programação fixa: palestras sobre temas diversos, oficinas de artesanato, patchwork, corte e costura, danças, natação e de hidroginástica. Há também oferta de cursos em outros locais, como em escolas especializadas. Passeios, festas de aniversário e comemorações de datas especiais são outras iniciativas. As cinco unidades e mais nove pontos de apoio atendem aproximadamente 12 mil referenciados por mês.
 

CRAS UMUARAMA 
Criada em 2006, a unidade do Cras no bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimento de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças com até seis anos de idade e idosos; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências e idosos. O equipamento fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788 e atende mensalmente 430 famílias, com funcionamento das 8h às 17h.
 

Nenhum comentário: