segunda-feira, 8 de março de 2010

Famílias assinam documento de entrega de casas do Condomínio Vitória

As 38 famílias que moram no Beco da Esperança tiveram um motivo a mais para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8). Elas assinaram o documento que garante o direito a uma das casas do Condomínio Vitória – residencial que começou a ser feito em regime de mutirão no bairro Rosele e que o governo Cido Sério concluiu por meio de uma empreiteira.

O total investido foi de R$ 652 mil, recurso oriundo do Fundo Social de Solidariedade e de outras secretarias municipais. Segundo a presidente do Fundo, Carla Augusta Lopes Penteado, as famílias já poderão mudar para o novo local a partir desta quarta-feira (10). No condomínio - que foi construído dentro dos padrões de sustentabilidade - os moradores terão coleta seletiva, as casas receberam aquecedores solares e a área foi arborizada. A pavimentação asfáltica deverá ser concluída até esta terça-feira (9).

Na cerimônia de assinatura do termo de entrega das casas, a secretária de Planejamento e Habitação, Denise Schneider , lembrou que da forma como vinha sendo construído o condomínio, a entrega das casas poderia ocorrer daqui a seis ou sete anos, com gasto mensal de R$ 12 mil reais. “O prefeito mudou o sistema. Preferiu a contratação de uma empreiteira para construir o condomínio em tempo hábil”, disse.

As casas começaram a ser levantadas em julho de 2008 em regime de mutirão, mas as obras foram paralisadas. Na atual gestão, a empresa Engescav Engenharia e Construção Ltda. ganhou licitação para execução do serviço. A área total do terreno do Condomínio Vitória é de 8.809,75 metros quadrados, sendo que a área construída ocupa 1.640,84 metros quadrados.

Realização

A secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, explicou que as casas não foram entregues no Natal, como era previsto, devido às fortes chuvas que atrasaram a conclusão da obra. “Felizmente, há uma semana não chove e por isso pudemos concluir os trabalhos no condomínio”, disse.

Emocionada, a secretária agradeceu a toda a equipe da Prefeitura, em especial aos funcionários do Fundo Social, que fizeram acompanhamento das famílias e trabalharam para que o projeto se concretizasse. “Houve muita coisa que nos atrapalhou, mas toda a nossa equipe, os secretários, as assistentes sociais, se empenharam para que tivéssemos este momento de felicidade”, enfatizou.

Na ocasião, o prefeito Cido Sério (na foto acima, de gravata escura) lembrou que, em sua trajetória de vida, conviveu com situações semelhantes às que foram vividas pelas famílias do Beco da Esperança, que perderam móveis por conta das fortes chuvas. “Por isso entendo a aflição de vocês e agradeço por terem tido paciência de esperar as casas ficarem prontas”, disse. Participaram da solenidade os vereadores Cido Saraiva (PMDB), Joaquim Pereira de Castilho (PDT), Edna Flor (PPS) e Durvalina Gomes Garcia (PT).

História

O Beco da Esperança foi criado em 1979 por Cleuza Maria da Conceição dos Santos, falecida em 2003. Quando Cleuza chegou ao local, hoje considerado uma das principais áreas de risco de Araçatuba, não havia nenhuma construção, apenas uma área verde. Ela ergueu ali o primeiro barraco, que serviu de modelo aos outros que aos poucos foram sendo construídos.

Por ficarem próximas a uma vala de escoamento de água, em dias de chuva as casas ficavam alagadas, causando transtornos às famílias. A líder comunitária Cícera Maria dos Santos, filha da criadora do Beco, participou da solenidade de entrega das casas do novo residencial. “É um momento de muita felicidade pra gente, é um sonho que se realiza”, disse sem conter a emoção.

Fotos: Alex Tristante

Nenhum comentário: