segunda-feira, 7 de junho de 2010

Prefeito e secretária visitam Condomínio Vitória

O prefeito Cido Sério e a secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, passaram parte da manhã deste sábado (5) no Condomínio Vitória, conjunto de casas sustentáveis cedidas a 38 famílias que moravam de forma sub-humana no antigo Beco da Esperança. O objetivo da visita foi dialogar com os moradores e acompanhar melhorias que estão sendo feitas no local, depois de quase três meses da transferência das famílias.

Acompanhados pela coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Fernanda Piovesan, prefeito e secretária (foto, à direita) conversaram com alguns moradores. A titular da casa 4, Ana Valéria Tobias da Costa, agradeceu as autoridades e falou da sua satisfação com a nova moradia. “Eu estou muito feliz com a minha casa. Já coloquei piso novo e já estou providenciando os muros”, disse.

A exemplo de Ana Valéria, o titular da casa 8, Fabiano Júnior dos Santos Espósito (foto acima, à esquerda), convidou Cido Sério e Cidinha a verem as melhorias em sua residência. O morador colocou piso e forros. “Dá uma alegria muita grande na gente entrar nesta casa e ver como ela está bonita, bem cuidada”, afirmou o prefeito, que parabenizou Espósito pelo cuidado com o local e por seguir à risca o contrato de concessão da casa.

Autonomia

Na ocasião, o prefeito lembrou que, ao ceder para a família o direito de morar no Condomínio Vitória, a Administração explicitou que o morador deve cuidar da manutenção da casa e pode, se assim desejar, promover melhorias na residência, desde que comunique a prefeitura. Cido lembrou ainda que, com a construção do residencial, o objetivo da Prefeitura foi tirar cerca de 120 pessoas das condições sub-humanas em que viviam no antigo beco e dar a elas uma moradia digna e possibilidades de adquirir autonomia.

“A Prefeitura não pode tutelar a pessoa a vida inteira. Nós criamos o condomínio para que as famílias tivessem uma vida melhor e condições de se emancipar”, afirmou o prefeito. O morador Antônio Roberto Pereira, da casa 10, assim como Espósito, é um exemplo de como se dá esse processo de emancipação. Pereira é pedreiro e vendedor de espetinhos e, por meio do trabalho, tem procurado melhorar ainda mais o local onde vive. “Eu quero falar para o senhor (prefeito) que eu estou muito contente. Qualquer probleminha que aparece eu vou lá e arrumo”, afirmou.

Já a moradora da casa 21, Regiane Maria da Conceição, disse que no antigo beco morava em uma casa de um cômodo com quatro filhos e o marido, e que agora ela e sua família possuem uma qualidade de vida melhor. Essa é a mesma opinião da titular da casa 36, Rosemar Alves de Oliveira. Exceção feita aos mandruvás que apareceram nos coqueiros do seu quintal, ela disse que a moradia é perfeita. “Aqui é o paraíso”.

Serviços

A visita de Cidinha e Cido Sério também teve por objetivo ouvir possíveis reclamações de moradores. Alguns deles questionaram o prefeito sobre a entrega de geladeiras econômicas e instalação de aquecedores solares. Cido esclareceu que, conforme compromisso assumido pela empresa parceira, este último serviço será feito até o final do ano, como já havia sido explicado anteriormente. Até o momento, foram instalados 8 equipamentos.

Sobre as geladeiras, o prefeito também lembrou que esse é um compromisso da iniciativa privada para este ano. As autoridades também constataram problemas de nivelamento do chão em três casas e vazamento em uma delas. Segundo o prefeito, esses serviços são de responsabilidade da empresa contratada para a conclusão do residencial, que já foi notificada para solucionar os problemas.


Fotos: AAS

Nenhum comentário: