quinta-feira, 11 de março de 2010

Condomínio Vitória é inaugurado e famílias começam a mudar

"Beco das minhas tristezas, das minhas perplexidades (...) Adeus para nunca mais!" (Manuel Bandeira)

As 38 famílias que aguardavam a conclusão das obras no Condomínio Vitória receberam na manhã desta quinta-feira (11) as chaves das novas moradias, em cerimônia que contou com a participação do prefeito Cido Sério, da secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, de parceiros no projeto e demais autoridades. Em seguida, as famílias começaram a fazer a mudança para o local.

Construídas em área de interesse social no bairro Rosele, as 38 casas foram cedidas aos moradores por meio de contrato em que cada beneficiado se compromete a cuidar do espaço, não utilizá-lo para fins comerciais, entre outras obrigações. No ato da entrega das chaves, o prefeito Cido Sério disse que o local deverá ser um ambiente para o exercício da cidadania e da solidariedade. “Vocês vão ter que dividir este espaço, ajudar uns aos outros”, afirmou.

Cido disse que entre os objetivos na idealização do condomínio está o empoderamento daquela região da cidade e a promoção da justiça social. A secretária Cidinha Lacerda ressaltou o esforço de todas as secretarias municipais no desenvolvimento do projeto e na sua realização, além de agradecer aos parceiros envolvidos.

Ela também destacou o aspecto social do condomínio. “Queremos que este local seja um modelo, não só no que diz respeito à edificação das casas, mas à construção do ser humano”, disse. As famílias que vão habitar o novo residencial moram no Beco da Esperança, área de risco que sofre com alagamentos e inundações em dias de chuva. Assim que todas as famílias forem transferidas, as casas construídas de maneira inadequada naquela região deverão ser demolidas.

Moradia digna

Na solenidde de inauguração, representando os moradores do Beco, a líder comunitária Cícera Maria dos Santos (foto abaixo, na frente da sua nova casa) resumiu a importância do momento. “Hoje, o sonho de uma moradia digna deixou de ser só esperança. Estamos realizando um sonho de mais de 30 anos”, disse a moradora.

Cícera é filha da fundadora do Beco, Cleuza Maria da Conceição dos Santos, que ergueu o primeiro barraco no local em 1979. A partir daí, a Dona Cleuza, o líder comunitário Edson Lopes, já falecidos, e a própria Cícera mobilizaram os moradores daquela área na luta por uma moradia digna.

A área total do terreno do Condomínio Vitória é de 8,8 mil metros quadrados e a Prefeitura investiu R$ 652 mil na obra, que foi construída dentro dos padrões de sustentabilidade, com a implantação de lâmpadas econômicas e aquecedores solares, torneiras com economizadores de água, madeiras certificadas, calçadas com padrões de acessibilidade e permeabilidade, arborização, jardinagem e paisagismo, além de coleta seletiva de lixo.

Sob coordenação da Secretaria de Ação Social e do Fundo Social de Solidariedade do município, o projeto contou com a parceria e apoio da Transsen Aquecedor Solar, CPFL, Vega Engenharia Ambiental, JN Construtora, Locatelli Paisgismo, UniToledo, Unip, AES Tietê, Fernando Rahal e USP. A execução da obra ficou a cargo da Engescav Construtora.

Fotos: Alex Tristante

Nenhum comentário: