sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rede Ciranda dá origem ao Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

“O objetivo foi alcançado, tudo o que foi planejado foi realizado. Houve muita participação e um respeito muito grande pelas discussões. O coração das pessoas foi tocado”. Dessa forma, a chefe de Divisão da Rede Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Sônia Gomes Vieira, resumiu o sucesso do seminário “Rede Ciranda e o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”.

O evento foi realizado nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), na Comunidade Evangélica de Araçatuba. Durante o encontro, foram colhidas propostas para elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O documento deverá ficar pronto em até dois meses e será encaminhado ao gabinete do prefeito Cido Sério, que deverá encaminhá-lo à Câmara dos Vereadores para aprovação.

“As propostas foram sugeridas em oficinas, durante a terça-feira. Nós colhemos um material muito rico, muito precioso”, disse Sônia. Ela afirmou que uma portaria do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) vai nomear uma comissão para elaborar o Plano, com consultoria do especialista na área, Propércio Antônio Rezende.

O seminário teve participação do promotor de Justiça da 21ª Vara Cível da Comarca de Curitiba/PR, Murillo José Digiácomo, do promotor da Infância e da Juventude de Araçatuba, Lindson Gimenes de Almeida, do consultor Propércio Rezende, do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Adeílson Ferreira Negri, e do antropólogo e educador social Tião Rocha.

ENVOLVIMENTO

Também marcaram presença o prefeito Cido Sério e os secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã), Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Beatriz Soares Nogueira (Educação). Sônia destacou também que os palestrantes convidados ficaram maravilhados com a cidade, com o acolhimento e impressionados com o grau de envolvimento dos participantes.

“Eles sentiram que o evento tinha uma energia especial e que os participantes e a equipe realmente tinham um comprometimento com a causa da criança e do adolescente em nosso município”. A chefe de Divisão destacou ainda que durante o seminário os desenhistas Mila Motomura e Lucas Fontana retrataram os momentos.

Os desenhos ficaram fixados em painéis. “Essas imagens serão digitalizadas e expostas no site da Rede Ciranda (www.redeciranda.sp.gov.br). Também vamos elaborar uma cartilha com os desenhos”, disse Sônia. O seminário foi realizado pela Rede Social/Rede Ciranda, em parceria com o Governo Municipal e Fundação Telefônica.

Nenhum comentário: