quinta-feira, 16 de junho de 2011

Antropólogo aborda educação em seminário

O segundo dia do seminário “Rede Ciranda e o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, nesta quarta-feira (15), teve palestra e encontro de reflexão com o antropólogo e educador popular Tião Rocha. O evento ocorreu na sede da Comunidade Evangélica de Araçatuba e contou com a participação de centenas de pessoas, entre educadores, assistentes sociais, psicólogos e interessados no tema.

Pela manhã, as atividades tiveram início com apresentação da banda da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba e um teatro circense com crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Programa Lobato – Sítio da Criança e Casa Abrigo. Na sequência, foi realizada a palestra “Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente”, com Tião Rocha.

Na oportunidade, o antropólogo abordou a educação sob outra perspectiva, contrária ao modelo predominante. “Para que exista educação é necessário que haja duas pessoas: o ‘eu’ e o ‘outro’. E o aprendizado pode ser desenvolvido em vários espaços, não apenas na escola”, disse. Neste ponto o educador falou um pouco sobre a ideia que teve em criar uma escola debaixo do pé de manga, cuja experiência foi exportada para países como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau.

PARADIGMA

Tião Rocha também fez críticas à escola formal, que, segundo ele é “uma caixa fechada”. “Se antes a escola era considerada aparelho do Estado, hoje ela é aparelho do mercado, e nós temos que quebrar esse paradigma”, afirmou. Criador da “pedagogia da roda”, o antropólogo citou por diversas vezes o educador Paulo Freire e defendeu que o currículo escolar tenha por base a Carta da Terra.

Depois da palestra, foi realizada uma mesa redonda com participação de Tião Rocha, do secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, e da diretora do Departamento de Educação e Ensino, Ana Cláudia Vasconcelos. Na ocasião, a plateia fez perguntas aos debatedores. Na parte da tarde, Tião Rocha voltou para o seminário para um encontro de reflexão sobre a educação.

Os secretários municipais Alex Lapenta e Cidinha Lacerda (Assistência Social) marcaram presença na atividade. Durante todo o seminário, os desenhistas Mila Motomura e Lucas Fontana, da empresa Moom, retrataram os momentos. Os desenhos ficaram fixados em painéis. O seminário foi realizado pela Rede Social/Rede Ciranda, em parceria com o Governo Municipal e Fundação Telefônica.


Nenhum comentário: