quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Criança e adolescente: conferência de direitos aprova 51 propostas e elege 18 delegados

O Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SMAS), promoveu a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nesta quarta-feira (9). O evento foi realizado na UNIP (Universidade Estadual Paulista) e teve participação de 250 pessoas.

Na oportunidade, adultos e crianças foram reunidos em grupos e elaboraram propostas. Depois das discussões, o plenário aprovou 51 sugestões e elegeu 18 delegados (dez adolescentes e oito adultos) que vão representar Araçatuba na conferência regional. Esses representantes poderão, ainda, participar dos encontros estadual e nacional.

O objetivo das etapas é “Mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. As propostas discutidas tiveram como eixos a promoção dos direitos do segmento, proteção e defesa dos direitos, protagonismo e participação de crianças e adolescentes.

PROPOSTAS
O último eixo foi o controle social e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos do segmento. Entre as propostas aprovadas na conferência, houve pedidos para desenvolver ações de formação permanente para os educadores, fomentar a articulação em rede dos serviços públicos, introduzir o serviço social e a psicologia nas unidades de ensino e que a arte do grafite se torne projeto nas escolas.

A criação de um Conselho Municipal da Juventude, descentralização e criação de equipamentos públicos também foram sugeridas. Participaram do evento na UNIP a presidente do Comdica, Maria Regina de Arruda, o promotor da Infância e da Juventude, Joel Furlan, o sub-tenente do Tiro de Guerra, Claudinei Alves Franco, a vereadora Durvalina Garcia, o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, e a presidente do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), Lenira Sônia Borgeth.

CIDADANIA
A conferência contou também com a participação de outros conselheiros de direitos, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, crianças de programas sociais e demais representantes da sociedade civil e do poder público. Segundo a presidente do Comdica o encontro foi satisfatório.

“Foi positiva a participação das crianças e adolescentes. Eles deram uma aula de cidadania e elaboraram propostas interessantes para melhorar o sistema de garantia de direitos”, disse Regina. Com apoio da Rede Ciranda, a conferência recebeu consultoria da empresa Méthodos, representada por Rosângela Vecchia, Carlos Alberto Bachiega e Alexandre Gil de Mello.

DELEGADOS
Foram escolhidos delegados no encontro José Josafá da Silva, Jéssica Silva dos Santos, Giovana Mirielle da Silva, Camila Cristina Silva, Bruna Priscila Paiva, Layza Mendes Ferreira, Walter Rodrigues, Rogério Martins Viana, Ana Laura Maziero e Anderson Souza dos Santos, todos adolescentes.

Os representantes adultos eleitos foram os seguintes: Sônia Gomes Vieira, Marinez Barbosa dos Santos, Cátia Nicolau Santana, Marco Antônio de Oliveira, Edson Neves Terra Júnior, Indalécio Adriano de Lima, Alex Lapenta e Silva e Anderson Augusto Soares.

Nenhum comentário: