quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Araçatuba está entre as 20 cidades do Brasil que mais se preocupam com idosos

Ações que envolvem atividades para melhoria da qualidade de vida e promoção do envelhecimento saudável estão entre as principais ações propostas


Araçatuba está entre as 20 cidades do Brasil que mais se preocupam com seus idosos. Esta afirmação é da reportagem feita pela revista Exame, que destaca as ações promovidas para beneficiar os idosos. A pesquisa foi realizada pela empresa de análise de dados Urban System. Foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes. Os critérios foram os aspectos econômicos, demográficos e de qualidade de vida.

A excelente colocação de Araçatuba, entre centenas de municípios analisados, demonstra que o trabalho está sendo bem feito. As ações são coordenadas para que todas as 19 secretarias municipais trabalhem em conjunto a fim de desenvolver projetos que culminem na melhoria da qualidade de vida da população, com atenção especial às crianças e aos idosos.
 
De acordo com o prefeito Cido Sério, a questão da qualidade de vida dos idosos dialoga com a qualidade de vida do próprio município. “Nossos idosos são nossa riqueza, nossa história e grande fonte de sabedoria. Cuidar da qualidade de vida deles representa um município mais saudável e ainda melhor para se viver”, afirmou.

Um estudo da ONG Trust for America’s Health mostra que cada dólar investido em estímulo à atividade física de adultos, resulta em economia de 5,6 dólares com serviços de saúde. Isso significa que cuidar dos nossos idosos não é apenas uma questão social, mas também econômica.

TRABALHOS COORDENADOS
Oferecer, desde um espaço de acolhimento até vagas garantidas no trânsito, são formas de atender às necessidades dessas pessoas com mais de 60 anos, e é isso que Araçatuba vem fazendo nos últimos cinco anos.

Recentemente, um CCI (Centro de Convivência do Idoso) foi instalado no município como forma de atendimento e promoção do convívio social, visando a melhoria das relações afetivas do idoso, sua saúde, sua autoestima e sua qualidade de vida. Lá eles recebem, gratuitamente, assistência médica e psicológica num total de 19 profissionais capacitados, além de atividades complementares como dança, educação física e artesanato. O espaço é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mantém atendimento ininterrupto e individualizado por meio de programas como o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e do PSF (Programa da Saúde da Família), que inclusive vai às casas dos idosos para realizar exames e ações preventivas, ministrar medicamentos e encaminhar a quem precise para atendimento médico especializado. O Nasf, ainda, promove ações que estimulam a vida saudável e promovem a cidadania.

VIDA ATIVA
Um dos trabalhos estratégicos desenvolvido pela Prefeitura de Araçatuba é a instalação de academias para terceira idade, instaladas em praças públicas, onde há espaço seguro e equipamentos para a realização de exercícios físicos. No total, o município já conta com 13 destes locais, espalhados por todos os bairros, o que facilita o acesso ao serviço.

Um destes equipamentos fica na Praça João XXIII, mais conhecida como Praça do Paraíso, no Jardim Paraíso. Agora, também chamada de Praça do Idoso, ela é repleta de equipamentos destinados a práticas de ginástica, especialmente elaborados para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

A praça conta, por exemplo, com aparelhos de ginástica que foram desenhados para melhorar o equilíbrio e amplitude articular, o fortalecimento e a flexibilidade muscular dos membros inferiores. Os exercícios são fundamentais para evitar a queda, que representa a principal causa de morte por acidente na população idosa. No Brasil, 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, sendo que a frequência aumenta com o avanço da idade.

PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO
O envelhecimento da população é uma das maiores preocupações das cidades. Estima-se que até o ano de 2050, o mundo terá mais de três bilhões de pessoas com idade acima de 50 anos, a maioria delas viverá nos centros urbanos.

Outro programa que desenvolve trabalhos com idosos em Araçatuba são os cinco Cras (Centro de Referência em Assistência Social) que a Prefeitura mantém para atender toda a cidade. A valorização deste público, nestes centros, acontece por meio de atividades de lazer, oficinas de artesanatos, cursos e danças, que promovem um envelhecimento ativo e saudável. No total, cerca de 5 mil famílias são atendidas nestes centros, que têm atividades ao longo do ano todo.

VAGAS PARA IDOSOS
Além dos programas sociais, que incluem também entrega de casas populares, que atendem às pessoas com mais de 60 anos, o trânsito também merece atenção especial. Semáforos, faixas de pedestres e acessibilidade nas calçadas, os cidadãos idosos também têm garantidas vagas para estacionamento.

As ruas Anita Garibaldi e Prudente de Moraes, ambas localizadas no centro de Araçatuba, receberam, por exemplo, nos últimos dias, 20 vagas especiais para idosos. A medida foi tomada para garantir mais segurança aos cidadãos que precisam de reserva de espaço para estacionamento.

Além disso, a Avape (Associação para Valorização de Pessoa Com Deficiência), em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, promove, esporadicamente, cursos para formação de cuidadores de idosos, que orientam os profissionais da saúde e à população, atentando para a importância da humanização no atendimento.

“Tudo isso faz com que Araçatuba seja uma cidade voltada para sua população mais idosa, sabendo cuidar do presente e do futuro. A administração tem uma atenção especial com os cidadãos com mais de 60 anos”, afirma a secretária de Assistência Social de Araçatuba, Marta Dourado.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: