quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Centro Pop oferece café da manhã especial

Texto e foto: Camila Graziela

Data é celebrada em homenagem aos sete mortos no massacre da Praça da Sé, no dia 19 de agosto de 2004, em São Paulo

O Centro de Referência Especializado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Araçatuba promoveu na manhã dessa quarta-feira (19) um café da manhã especial para pessoas que vivem nas ruas e costumam frequentar o local. A ação, promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), teve por objetivo marcar O Dia de Luta do Movimento Nacional da População de Rua. A data é celebrada em homenagem aos sete mortos no massacre da Praça da Sé, no dia 19 de agosto de 2004, em São Paulo.



O evento contou com a presença do assessor executivo da SMAS, Renato Torrezan, representando a secretária Marta Dourado, e do secretário de Turismo, Antônio Carlos Ferreira, que no ato representou o prefeito Cido Sério. Cerca de 85 pessoas passaram pelo local. De acordo com a coordenadora técnica do Centro, Jucielly Moreira, além de marcar o dia da luta, a ação visa resgatar a cidadania dos atendidos. “Nós resolvemos promover esse dia para mostrar aos usuários de nosso programa que eles não estão invisíveis aos nossos olhos”, frisou. 



Bruno Silva Soares, de 25 anos, nascido em Salvador (BA), disse que há três anos e meio foi para a Capital com promessa de emprego, o que não ocorreu. Por conta disso, ficou nas ruas, já que não possui nenhum parente ou conhecido por lá. Foi quando ele soube que em Araçatuba havia muitas oportunidades de emprego e resolveu tentar a vida sorte na cidade. “Aqui eu arrumei emprego, conheci uma pessoa e tive uma filha, só que o relacionamento não deu certo e estou novamente morando na rua, porque não tenho pra onde ir. Eu não quero essa vida pra mim. Tenho esperança que as pessoas desse Centro vão me ajudar a sair dessa vida”, declarou esperançoso. E afirmou ainda “Eu nunca fui preso, nunca cometi nenhum delito e também não tenho nenhum vício”.


De segunda à sexta-feira a unidade oferece café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar os pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias, encaminhamentos para almoço no Restaurante Popular, atividades com terapeuta ocupacional, monitora de atividades laborativas e atendimentos com técnicos especializados em psicologia e serviço social. Também são realizadas elaboração de currículos, encaminhamento para o INSS, para inclusão ou atualização no Cad Único (Cadastro realizado pelo Bolsa Família para concessão de benefícios assistenciais), viabilização de documentos, tratamentos de saúde, albergue, acolhimento ou qualquer outro encaminhamento que se fizer necessário.




Centro POP

Criado em Araçatuba em 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) tem como objetivo prestar e ofertar atendimento a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O equipamento deve possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial, de forma a contribuir para a construção ou reconstrução de novas formas de vida, respeitando a autonomia e o direito de escolha dos usuários, bem como de promover ações para reinserção familiar e/ou comunitária. Este equipamento conta ainda, com uma equipe de abordagem social, no qual, realiza o trabalho de rua.


Localizado na rua São Paulo, 1090, no jardim Sumaré, o local tem capacidade para atender em média 100 pessoas por mês, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Centro POP é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: