terça-feira, 11 de agosto de 2015

Prefeitura convoca beneficiários para atualização cadastral, pesagem e medida

Texto: Camila Graziela

Todos os beneficiados no Programa Bolsa Família de Araçatuba devem atualizar o Atendimento de Enfermagem (AE) para pesagem e medida, referente ao segundo semestre de 2015. Mulheres de 14 a 44 anos e crianças com até sete anos de idade devem ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou à unidade móvel (datas e locais abaixo), informa a Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Ao receber o benefício, as famílias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação, crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos. As mulheres de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento. Gestantes ou nutrizes (lactantes) precisam fazer o pré-natal e ter o mesmo controle, em relação à saúde do bebê. A ação tem o intuito de verificar os indicadores de saúde de cada cliente. Os beneficiados que não fizerem a atualização poderão ter o benefício suspenso.


Segundo o coordenador do Programa Bolsa Família, Rodrigo Radighieri, no mês de agosto começa a segunda vigência do acompanhamento das condicionalidades de saúde, o chamado Atendimento de Enfermagem (AE), e também termina o prazo de averiguação cadastral para as famílias convocadas pelo Ministério doDesenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

“Pedimos que essas famílias compareçam para regularização do CadÚnico”, frisou Radighieri. Para isso, são necessários os documentos de todas as pessoas que integram a composição familiar. São eles: certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência e declaração escolar. 
Para facilitar o acesso e levar o atendimento à população mais distante, Araçatuba possui o serviço Bolsa Volante. A unidade móvel foi adaptada para prestar atendimento itinerante, principalmente em locais de difícil acesso. Ela possui toda estrutura para atender e encaminhar serviços prestados pelo Programa Bolsa Família, bem como pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

CRONOGRAMA DO SERVIÇO BOLSA VOLANTE

14/08 - Residencial Beatriz

20/08- Cras no bairro São José, das 8h às 17h

21/08
Manhã - Condomínio Vitória
Tarde - Ponto de Apoio do Cras no bairro Rosele

27/08 – Bairro rural Jacutinga

28/08 - Assentamento Chico Mendes


BOLSA FAMÍLIA EM ARAÇATUBA 
Criado na cidade em 2004, Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. 
Com sede na rua Do Fico, 745, no bairro Santana, atende cerca de 20.300 famílias, com expediente das 8 às 16h30. Para participar é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é o portal de entrada para todos os programas sociais, incluindo Minha Casa Minha Vida. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Bolsa Família é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: