quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Atendidos do CREAS recebem orientações e atendimento de saúde durante oficina socioeducativa

Texto e foto: Camila Graziela

Serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de IMC (Índice de Massa Corpórea) e prova do laço foram oferecidos gratuitamente


A oficina socioeducativa deste mês no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de Araçatuba, foi voltada para a saúde. Estudantes do 7º e 8º semestre dos cursos de Farmácia e Nutrição da Universidade Paulista (Unip), acompanhados por professores, estiveram no local prestando serviços, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de IMC (Índice de Massa Corpórea) e prova do laço. De acordo com o coordenador do curso de Farmácia, Luís Cézar Farias de Oliveira, a prova do laço serve para avaliar a fragilidade capilar. “Se for constatada a fragilidade durante o exame, pode ser indício de algum processo hemorrágico, como a ocorre com a dengue, por exemplo”, explicou Oliveira.


Segundo a educadora social, Daiane Zanata, a ação teve por objetivo fazer acompanhamento da saúde dos atendidos, bem como orientá-los. “Sempre estamos oferecendo cursos e oficinas, e ainda não tínhamos feito nada em relação à saúde. Com isso, estamos buscando fazer com que eles saibam da importância que é cuidar da saúde, estimulando a prevenção”, ressaltou Daiane.


Dona Cleonice Gonsales, de 66 anos, aprovou a iniciativa. “Eu estou achando maravilhoso, porque estamos sendo orientados, pois muitas vezes não temos tempo de cuidar de nossa saúde”, comentou.


O CREAS

Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.

Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: