quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CREAS inicia projeto de conscientização sobre violência

Texto: Camila Graziela
O trabalho é voltado para pais e responsáveis por crianças e adolescentes de escolas municipais

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba implantou um projeto de conscientização sobre violência junto aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes que frequentam as escolas municipais. De acordo com o coordenador do Centro, Edson Neves Terra Júnior, a ação visa dar continuidade à Semana de Combate à Violência realizada no mês de maio, com foco no público infantil.

O projeto consiste em abordar as diversas formas de violências por meio de uma peça de teatro. Intitulada “Ser Humano: Ser Amor ou Violência?” da companhia Atos e Atitudes, a peça é exibida em dois atos. No primeiro, é a abordada a violência doméstica e os prejuízos que isso acarreta para toda a família, além dos malefícios que a violência pode gerar na vida dos filhos quando crescem. No segundo ato, o tema é o abuso infantil. Uma menina de apenas nove anos é abusada e violentada até a morte pelo próprio tio.

A ação teve início na noite de segunda-feira (24), na EMEB Ana dos Santos Barros e contou com a participação de 330 pessoas, entre adultos e crianças. “O resultado foi bastante positivo, tendo em vista a apropriação que as pessoas tiveram acerca do tema”, comentou Terra Júnior. O evento contou ainda com a distribuição de pipocas, refrigerantes, cartilhas informativas sobre como educar sem violência e sorteio de brindes. Ao todo, 17 escolas participarão da ação que é promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). 

O CREAS 
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 


Nenhum comentário: