quinta-feira, 26 de março de 2015

Idosos expõem seus trabalhos artísticos

Texto e foto: Camila Graziela
1º CCI Artes teve como objetivo compartilhar com os familiares o trabalho desenvolvido no local, como artesanatos

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu, na tarde de quarta-feira (25), o 1º CCI Artes. Composto por apresentações de danças e exposição dos trabalhos feitos pelos usuários durante as aulas de artesanato (porta-retratos, guardanapos, caixas decoradas etc.), o evento ocorreu durante a reunião familiar e teve por objetivo compartilhar com os familiares o trabalho desenvolvido no local. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

“A maior alegria dos nossos idosos é receber os familiares para eles mostrarem o que desenvolvem no período em que ficam aqui. E também é uma maneira de valorizar e reconhecer o trabalho deles. Por isso, a cada três meses, vamos promover o CCI Artes”, explicou Sabrina Ferreira Chaves, coordenadora do CCI. O equipamento social é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


A dona de casa Juliana Francisco Amaro, nora da usuária Nôemia, aprovou a iniciativa. “É muito bom para o desenvolvimento deles. Aqui têm sido muito importante para nós, porque minha sogra mora sozinha e hoje ela não é mais solitária graças a Deus e a este lugar”, afirmou.


Opinião semelhante teve a comerciante Marilene da Silva, filha de dona Enilza. Ela contou que a mãe frequenta o local desde o início e, foi em um momento de muita dor, por conta do falecimento de um filho. “Este lugar nos auxilia demais. Minha mãe se sustentou aqui. Só tenho que agradecer por tudo que eles fazem por nós”, declarou.



CCI


O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.


Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: