quarta-feira, 2 de março de 2016

Centro Pop contribui para que usuário volte aos estudos; faculdade de serviço social é meta‏

Fábio (camiseta verde) durante atividade laborativa
 Viver em situação de rua não é opção individual nem uma escolha, na maioria das vezes. Diversos são os motivos que levam pessoas a percorrer esse caminho: falta de trabalho e renda, adversidade pessoal, doenças e rompimento de vínculos familiares, por exemplo. Em Araçatuba, uma alternativa de apoio e reinserção social é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop.

Segundo a coordenadora técnica Jucielly Moreira, cerca de 150 pessoas vivem em situação de rua na cidade. Ela conta que a maior parte busca a reinserção na sociedade. “Muitos deles só querem uma oportunidade para sair das ruas. O nosso maior objetivo é propiciar mecanismos para que eles consigam. Aqui, no Centro Pop, eles encontram todo respaldo necessário”. 
Fábio Luiz Sasaki Cipriano, de 28 anos, natural de Três Lagoas (MS), viveu a maior parte de sua vida em Araçatuba, e se viu em situação de rua há aproximadamente um ano, depois de ficar desempregado, sem ter para onde ir e sem vínculos afetivos. Após o falecimento do pai, ele ficou desorientado e perdeu os vínculos com a família, que já estavam comprometidos. “O Centro Pop muda a perspectiva da pessoa que vive na rua. Assim que iniciei participação no programa, comecei a reorganizar os pensamentos, e a cabeça voltou a ficar boa”, diz. 
“Graças ao acolhimento do Pop resolvi voltar aos estudos. O pessoal daqui me ajudou a ir atrás dos documentos necessários para me matricular e voltei à sala de aula, no primeiro ano do ensino médio. Pretendo fazer faculdade de serviço social”. Ao ser questionado porque escolheu esse curso, ele respondeu: “por conta do trabalho desenvolvido no Centro Pop, eu passei a admirar a profissão”.

COTIDIANO 
Jucielly Moreira explica que o Centro Pop possui serviço de abordagem social, que faz monitoramentos dos setores com maior incidência depessoas que vivem em situação de rua. Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o equipamento, que também atende denúncias durante 24 horas: 99751.0172. Aproximadamente 85 pessoas são atendidas por dia.
A unidade oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários. 
Centro Pop dispõe ainda de atividades laborativas, com terapeuta ocupacional e atendimentos com profissionais especializados em psicologia e serviço social. Durante as oficinas socioeducativas (laborativas e de terapia ocupacional), por exemplo, usuários elaboram diversos tipos de artesanato, como artigos de MDF, decoupagem, crochê, além da recreação com jogos interativos, que estimulam a concentração e a memória. 
Para implantação da unidade foi criada uma rede de assistência social que presta atendimento a moradores de rua. Ela é composta pelo Albergue Municipal, localizado na vila Mendonça; Casa de Acolhimento, no jardim Alvorada; e o Restaurante Popular Alice da Silva Prates. Centro Pop é gerido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). 
CENTRO POP 
Estruturado na cidade em 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua tem como objetivo prestar atendimentos a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O equipamento deve possibilitar condições de acolhimento na rede socioassistencial, de forma a contribuir para a construção ou reconstrução de novas formas de vida, respeitando a autonomia e o direito de escolha dos usuários, bem como promover ações para reinserção familiar e/ou comunitária. Localizado na rua São Paulo, 1090, no jardim Sumaré, Centro Pop funciona das 8h às 17h.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: