sexta-feira, 4 de março de 2016

Prefeitura promove eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher‏

texto: Camila Graziela
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Centro de Referência da Mulher (CRM) promoverá uma série de atividades focadas na violência contra a mulher, de maneira geral, mas também com o objetivo de aumentar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo equipamento. 
O trabalho teve início na quinta-feira (3), com palestra proferida por técnicos do CRM para usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Iporã. “Além de mobilizar a população sobre o tema, nosso objetivo é mostrar que em Araçatuba mulheres vítimas de violência possuem um serviço especializado, para ampará-las e conscientizá-las a denunciar, com respaldo necessário por meio do CRM”, explica a coordenadora Sandra Ferreira Costa. 
Desde 2009 são promovidas atividades diferenciadas na semana que antecede a data, como homenagens e diversas ações reflexivas, realizadas por meio de programas das secretarias municipais de Assistência Social, de Participação Cidadã e de Saúde. A Prefeitura busca, permanentemente, aperfeiçoar o atendimento disponibilizado às mulheres, abrindo caminhos para que façam valer seus direitos e tenham serviço público de qualidade.

ORIGEM DA DATA 
No dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, Estados Unidos, operárias decepcionadas com as péssimas condições de trabalho, com os subjulgamentos machistas e salários inferiores resolveram fazer uma paralisação. No entanto, o desfecho do manifesto foi trágico: trabalhadoras foram presas na fábrica de tecido, que foi incendiada, provocando a morte de 130 pessoas. Elas morreram carbonizadas, enroladas em tecidos da cor lilás. Por isso, esse tom é utilizado como símbolo da luta das mulheres.

PROGRAMAÇÃO 
Dia 4
9h30: palestra de divulgação dos serviços do CRM para usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Umuarama
Dia 7
13h30: palestra de divulgação dos serviços do CRM no bairro rural Engenheiro Taveira 
Dia 8
8h30: Evento no Teatro Municipal Castro Alves 
Dia 9
14 horas: Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) coordena atividade em igreja localizada em frente à UBS no bairro Planalto
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: