segunda-feira, 7 de março de 2016

Cras no bairro Umuarama oferece aulas de condicionamento físico‏

Texto e foto: Camila Graziela

Oficinas direcionadas a atividades físicas, oferecidas gratuitamente pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Umuarama, fazem sucesso e têm proporcionado aos usuários melhorias do bem-estar físico e mental. Além de ginástica funcional, aulas de step, natação, hidroginástica e zumba, a unidade passou a oferecer também aulas de condicionamento físico.

A modalidade consiste na combinação de exercícios aeróbicos (pedalada e corrida) e anaeróbicos (levantamento de pesos), alternados e intensos, priorizando resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. A prática regular de exercícios físicos possibilita uma gama de benefícios que se manifestam em todo organismo.



“Aumentou muito a procura pelas nossas atividades físicas, principalmente por recomendação médica. Para dar conta de atender toda a demanda, com necessidades diversas, temos procurado trazer novas modalidades”, explica a educadora física Alessandra Marques. Ela ressalta que para participar das atividades os interessados devem apresentar atestado médico.


A educadora destaca que a nova modalidade é destinada tanto para quem quer ganhar massa magra quanto para quem deseja perder peso. “Cada participante foi pesado e teve as medidas tiradas antes de iniciarmos as aulas. O objetivo é chegar ao final do ano tendo alcançado o resultado conforme a necessidade de cada um”. 

Maria Cícera da Silva, de 34 anos, conta que devido ao excesso de peso está hipertensa. “Preciso perder peso; meu médico disse que é essencial para controlar minha pressão. Depois que comecei a frequentar as oficinas que o Cras oferece, já diminui quatro medidas. Sou muito grata por isso, pois sozinha eu não teria conseguido”.


O objetivo de Patrícia de Lima Paixão, 44, é ganhar massa magra. O metabolismo dela é acelerado, e isso faz com que perca peso com muita facilidade. “Se eu ficar nervosa, emagreço. Além de colaborar com ganho de peso, esta modalidade também é uma recomendação médica. Há um ano eu sofri um acidente de moto e machuquei a perna direita. Por conta disso, eu mal conseguia movimentá-la. Os exercícios contribuem para que eu recupere os movimentos dela. Sou muito grata ao Cras”, relata. 
CRAS NO BAIRRO UMUARAMA 
A unidade também oferece aulas de jazz, ritmos com condicionalidades físicas, dança de salão, pillates ballet, balé infantil, entre outras. As oficinas são abertas à comunidade do território do Cras. Para participar, basta ser cadastrado. A ação integra uma série de medidas que a Prefeitura de Araçatuba adota, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e de seus programas, para promover a valorização e melhoria da qualidade de vida das pessoas. 
Criada em 2006, a unidade no bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até seis anos de idade, e Serviço de Proteção Social Básica em domicílio, para pessoas com deficiências e idosos. Localizada na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente 430 famílias e funciona das 8 às 17 horas.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: