terça-feira, 22 de março de 2016

Zumba é benefício para mulheres nas unidades do Cras

Uma das três principais artes cênicas da antiguidade pode existir como manifestação artística, diversão ou cerimônia. Na atualidade, outra dança está sendo usada para perder peso e definir o corpo de maneira divertida. A zumba foi criada com movimentos a partir do fitness para tonificar a musculatura, misturada com coreografias de diversos ritmos musicais: virou febre no Brasil e caiu no gosto da mulherada.


Há mais de um ano, as cinco unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Araçatuba oferecem gratuitamente aulas de zumba para mulheres assistidas. A ação é da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesta segunda-feira (21), por exemplo, usuárias do Cras no bairro Etemp praticaram a modalidade. As aulas ocorrem uma vez por semana e têm uma hora de duração.


A coordenadora Luciana Reis explica que o objetivo é possibilitar momentos de distração e interação entre as usuárias, além de promover melhorias na saúde e qualidade de vida. “Além dos benefícios físicos, a zumba ainda proporciona diversão, alívio do estresse e melhoria da autoestima”. A unidade oferece também oficina de dança-livre (diversos ritmos). 
A monitora de dança Jaqueline Pinheiro Balera ressalta que não há restrição para praticar a modalidade. “As coreografias são fáceis de seguir, e quem controla a intensidade dos movimentos é o próprio aluno, sempre respeitando o limite do seu corpo. Por isso, não existe restrição de idade, peso ou forma física”.
CRAS 
As unidades do Cras desenvolvem diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. São três as principais ações: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até seis anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências e idosos.
-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: