quarta-feira, 16 de março de 2016

Diabetes e hipertensão foram temas de palestra para idosos no Cras‏

Idosos que integram Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na unidade localizada no centro de Araçatuba, participaram de palestra sobre diabetes e hipertensão, na terça-feira (15). Marilza Martin Leal, farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), abordou os principais cuidados, fatores de risco de cada doença, destacando que ambas são assintomáticas. “Tanto diabetes como hipertensão são doenças silenciosas, o que torna difícil o diagnóstico. Por isso, é de extrema importância estar atento aos sinais que o corpo emite”.

Participantes aprenderam que diabetes é tipificado em duas categorias: tipo 1 é contraído na infância e ocorre devido ao mal funcionamento do pâncreas, órgão responsável por produzir insulina; tipo 2 surge na fase adulta, a partir de falência do pâncreas, provocando redução na produção de insulina. As consequências de maiores incidência são cegueira, insuficiência renal e amputação de membros. Muita sede, urinar varias vezes, formigamento das mãos e pés e vontade de comer doce podem ser alguns dos sintomas.


Segundo Marilza Leal, a pessoa diagnosticada com diabetes pode viver muito bem, desde que mantenha cuidados necessários, como tomar a medicação regularmente aliada a uma alimentação saudável e atividade física. “Por não sentir dor, o diabético acha que não precisa tomar o remédio. Mas, é importantíssimo manter a medicação, mesmo se a pessoa está se sentindo bem”, frisou a profissional. 
Idosos também receberam orientações sobre hipertensão arterial ou pressão alta. Dentre os principais fatores de risco estão o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, altos níveis de colesterol, falta de atividade física e diabetes.

A palestra foi interativa, permitindo que os participantes tirassem dúvidas, como foi o caso de Glória Correa, de 65 anos. Entre uma explicação e outra, ela fazia perguntas, e concluiu que precisa procurar um médico o mais rápido possível. “Eu sinto tudo isso que a palestrante disse referente ao diabetes; minha mãe e irmã eram diabéticas. Agora, eu vou atrás de um médico para saber se eu tenho também”. 
A iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, integra o eixo saúde e tem por objetivo levar informação e orientações sobre como cuidar corretamente da saúde. “A cada encontro, nós procuramos abordar um assunto diferente relacionado ao tema. É muito importante orientá-los, para que se atentem e cuidem melhor da saúde. Desta forma, estamos contribuindo para que eles tenham melhoria na qualidade de vida”, explicou Grasiele Dellazeri de Carvalho, assistente social responsável pelo grupo.

Nenhum comentário: