quarta-feira, 9 de março de 2016

Mulheres assistidas são homenageadas com palestra e apresentações musicais‏

Texto e foto: Camila Graziela

“A mulher, ao longo da história, já foi muito mal tratada. Ainda hoje é preciso lutar contra o preconceito, o machismo, a violência e tantas outras práticas que tentam diminuir a autoestima e desvalorizar o papel da mulher no mundo. Em diversas culturas, a mulher é tratada como objeto, sendo até descartada e morta conforme a vontade do homem”. 
 Com essa contextualização, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado na terça-feira (8), com palestra e música, em evento promovido pela Prefeitura de Araçatuba por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Participação Cidadã. A professora e suplente de vereadora Durvalina Garcia foi a convidada para retratar aspectos da violência contra a mulher, no evento realizado no Teatro Municipal Castro Alves. Segundo ela, “o tema abordado serve de reflexão para todos os demais assuntos que envolvem a mulher. Somente no ano de 2002, o Brasil promoveu políticas públicas direcionadas”.

 O prefeito Cido Sério foi representado pelo secretário de Cultura Hélio Consolaro. “Se existe o Dia da Mulher é porque a mulher ainda não tem espaço e respeito na sociedade brasileira. Que todas as mulheres, de todas as classes sociais, sejam felizes todos os dias”, desejou Consolaro. Os secretários municipais Wilson Julioti, de Saúde e Silvio Garcia, de Desenvolvimento Agroindustrial compareceram.


A secretária Marta Dourado, de Assistência Social, destacou o legado que o prefeito Cido Sério deixa para a cidade, por meio das secretarias municipais que promovem o empoderamento dos meios de proteção oferecidos. “Araçatuba fica com um legado inédito. Hoje, a cidade possui equipamentos voltados especialmente às mulheres, que asseguram a garantia de direitos e valorização”. Ela relatou que 99% das pessoas que frequentam as unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) são mulheres, sendo a maioria chefe de família. 

O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM), em parceria com a Secretaria Municipal de Participação Cidadã, representada pela Coordenadoria da Mulher. A Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago, coordenada por Cid Frota, se apresentou na abertura, com encerramento por conta da cantora Bia, com repertório especialmente dedicado às mulheres.

CRM 
O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi criado em Araçatuba, no ano de 2010, com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem a autossuficiência e resgatem a autoestima. Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no jardim Bandeiras, possui capacidade de atendimento variada. Atualmente, 58 mulheres são acompanhadas, das 8 às 17 horas. 
Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social. Também fazem parte do trabalho visitas domiciliares, palestras de divulgação e contatos interinstitucionais, dentre outras ações.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: