sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Mulheres praticam zumba no Cras Juçara inspiradas na Olimpíada

Por Camila Graziela
Em clima de Olimpíada. Foi assim que mulheres que praticam zumba no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Juçara, iniciaram a aula desta sexta-feira (5), dia marcado pela abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A educadora física Alessandra Marques aproveitou a oportunidade para falar sobre os jogos, contextualizando o evento na história. Ela ensinou que este tipo de competição teve origem da Grécia e que ocorre a cada quatro anos, onde vários países se reúnem para disputar diversas modalidades esportivas. Alessandra ressaltou, inclusive, que a Olimpíada tem como símbolo cinco anéis de cores diferentes, e que estes representam os cinco continentes. O anel azul representa a Europa; o amarelo, a Ásia; o preto, a África; o verde, a Oceania e o vermelho, as Américas. 

“Muitas delas não sabiam o significado dos Jogos Olímpicos. Então, aproveitei para falar sobre isso e ainda discorrer sobre os esportes em geral e enfatizei os benefícios que eles trazem para a vida das pessoas. As mulheres ficaram encantadas com a história e felizes por terem adquirido mais esse conhecimento”, disse Alessandra. 

Araçatuba possui cinco unidades do Cras, com nove pontos de apoio. No total, eles atendem quase 12 mil cidadãos por mês. Nos centros é desenvolvida, diariamente, uma série de atividades, que vão desde palestras sobre diversos temas, oficinas, passeios, festas de aniversários e comemorações de datas especiais. Mantidos pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, estes centros têm, como missão, a promoção da concretização sobre os direitos constitucionais e o fortalecimento de vínculos afetivos, relacionais e comunitários.



As principais ações dos Cras são: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças de até seis anos de idade e para idosos; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências.

Nenhum comentário: