quinta-feira, 19 de março de 2015

Alimentação saudável é tema de palestra para idosos do CRAS Umuarama

 Texto e foto: Camila Graziela
Evento, que foi interativo, abordou a importância dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo 
Com objetivo de orientar os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Umuarama, promoveu na manhã desta quinta-feira (19) uma palestra sobre a importância da alimentação saudável na melhor idade.


Ministrada por uma nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a palestra, que foi interativa, abordou a importância dos principais nutrientes como carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras.
  

Por meio de dinâmica em grupo, os presentes aprenderam o que era mito ou verdade sobre o que dizem de determinados alimentos, como por exemplo, se comer banana reduz a câimbra. “Dessa maneira, fica mais fácil para eles associarem quais as substâncias encontradas em cada alimento e despertarem a consciência de que, se consumirem os alimentos corretamente, estarão prevenindo doenças”, explicou Lívia Rodrigues Restofe, assistente social responsável pelo grupo.

Maria Cleusa Junqueira Correia, de 65 anos, uma das assistidas pelo SCFV, disse que a palestra foi muito esclarecedora. “Eu como muita maçã e não sabia que ela dava fome pouco tempo depois de ser consumida, porque ela é absorvida rapidamente pelo organismo”, comentou. Opinião semelhante teve Telma Aparecida Nelis, 60. “Aprendi várias coisas hoje, como por exemplo, que ao contrário do vinho tinto, o vinho branco não faz bem pro coração porque é produzido sem a casca da uva”, relatou.

Telma acrescentou ainda, que desde que começou frequentar o local, há seis anos, ela tem aprendido muita coisa. “Eu cheguei aqui muito pra baixo, deprimida, pois tinha acabado de perder um filho. Fui muito bem acolhida, comecei a participar das atividades e aprendi várias coisas como artesanato, decoupagem em tecido e culinária. Tudo o que eles oferecem aqui eu faço, não perco uma oficina. Só tenho que agradecer por ter o CRAS na minha vida”, declarou.

CRAS Umuarama
Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos. 
O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: