segunda-feira, 30 de maio de 2016

Centro de Referência da Mulher comemora seis anos de história em Araçatuba

Por Camila Graziela

Para comemorar o sexto aniversário, o Centro de Referência da Mulher (CRM) promoveu na quarta-feira (25) um café da manhã especial para mulheres atendidas. Inaugurada em 24 de maio de 2010, a unidade leva o nome de Josymary Aparecida Carranza, assistente social que foi assassinada pelo marido em 1986. CRM é gerido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.



A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, representou o prefeito Carlos Hernandes, em companhia da diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Maria Regina de Arruda. “Nós, mulheres, ocupamos vários papéis em nossas vidas. Ser mulher não é só se doar, é necessário termos um espaço só nosso, e precisamos ser donas de nossas vidas”.





Marta Dourado acrescentou que “aqui no CRM vocês encontram todo apoio necessário para que superem os traumas e sigam a vida, com coragem e esperança”. A secretária destacou ainda o desempenho de Cidinha Lacerda, ex-secretária de Assistência Social e atual titular da Secretaria de Participação Cidadã, e do prefeito afastado Cido Sério, para que o equipamento fosse implantado no município.


Adjaira Divino Custódio, de 33 anos, afirmou que sua vida se transformou depois que começou a frequentar o equipamento, há um ano. “Eu cheguei aqui destruída, deprimida e até pensei em me matar. Hoje, eu tenho uma nova vida, e não vivo mais com o parceiro que me agrediu por nove anos. E só consegui isso graças ao acolhimento e tratamento oferecidos pelo CRM”.

O Centro de Referência da Mulher Josymary Aparecida Carranza foi criado na cidade em 2010 com os objetivos de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem autossuficiência e resgatem a autoestima. Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no jardim Bandeiras, o equipamento possui capacidade de atendimento variada.

Atualmente, 46 mulheres são acompanhadas pelo CRM, que funciona das 8h às 17h, com quase 460 atendimentos por mês. Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social.

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