quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atores sociais discutem direitos da criança

O seminário “Rede Ciranda e Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente” começou na manhã desta terça-feira (14), na sede da Comunidade Evangélica de Araçatuba. Cerca de 400 pessoas marcaram presença, entre elas o prefeito Cido Sério e a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda.

A abertura foi marcada por apresentação do coral da escola municipal José Machado Neto, do bairro São José. As crianças cantaram o Hino de Araçatuba e a música “Cuida de mim”. Na oportunidade, a secretária Cidinha Lacerda ressaltou a retomada do Projeto Ciranda, cujo convênio foi renovado pelo Governo Municipal e a Fundação Telefônica no final do ano passado.

“Agora a rede está se consolidando e este seminário tem um papel fundamental na discussão de temas ligados à criança e ao adolescente”, disse Cidinha. Já o prefeito Cido Sério destacou a atenção que o Governo Municipal tem dado ao segmento, com a reestruturação e criação de equipamentos sociais de acolhimento às crianças.

PRIORIDADE

“Temos procurado construir uma cidade humana e sustentável. E a atenção à criança e ao adolescente tem sido nossa prioridade nesse processo”, afirmou. Na oportunidade o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Adeílson Ferreira Negri elogiou o envolvimento da Administração Municipal na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

“Nós sentimos uma melhora nesse aspecto, com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e demais equipamentos”, disse. O juiz destacou ainda a atenção do Governo Municipal no que diz respeito ao combate do trabalho infantil.

“Num outro evento o prefeito havia dito que não havia mais criança nas ruas trabalhando. Depois dessa afirmação, eu comecei a prestar mais atenção nos locais por onde eu passava, e realmente eu vi que não há”, disse Ferreira Negri. A vereadora Durvalina Garcia (PT) também marcou presença no evento.

MESA REDONDA

Depois de uma parada para o coffee break, houve uma mesa redonda onde foram discutidos os cinco eixos do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (“Vida e Saúde”, Liberdade, Respeito e Dignidade”, Convivência Familiar e Comunitária”, “Educação, Esporte, Cultura e Lazer” e “Profissionalização e Proteção no Trabalho”).

Participaram da discussão o promotor de Justiça da 21ª Vara Cível da Comarca de Curitiba/PR, Murillo José Digiácomo, o promotor da Infância e da Juventude de Araçatuba, Dr. Lindson Gimenes de Almeida, e o consultor Propércio Antônio Rezende, o juiz da Vara e da Infância e da Juventude, Dr. Adeílson Ferreira Negri e o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta.

O evento prossegue na tarde desta terça-feira, com oficinas e elaboração de propostas para o Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e na quarta-feira (15), a partir das 8h30, com apresentações culturais e palestra sobre os Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente, além de encontro de reflexão.

Nenhum comentário: