segunda-feira, 6 de junho de 2011

Semana de Erradicação do Trabalho Infantil tem início com atividades no Teatro Municipal

O Governo Municipal deu início à Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, nesta segunda-feira (6), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre integrantes de programas sociais da Prefeitura de Araçatuba, estudantes da rede municipal de ensino e autoridades municipais. A Semana faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).

Fizeram parte da mesa de abertura o prefeito Cido Sério, o conselheiro tutelar Edson da Rocha, o presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Albertino de Lima, a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Maria Vanda do Nascimento, e as secretárias municipais Beatriz Soares Nogueira (Educação) e Cidinha Lacerda (Assistência Social).

Na oportunidade, Cidinha destacou a reestruturação do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), com a ampliação da equipe técnica e oferta de novos cursos e oficinas. “Demos uma estrutura ao programa que permitiu avanços na área. Hoje, nós não vemos criança no semáforo, em feiras livres e outros locais. E o PETI tem participação efetiva nesse processo, principalmente por meio da figura do educador de rua, que verifica as denúncias de situação de trabalho infantil”, disse.

SENSIBILIZAÇÃO

Segundo Cidinha, a Semana tem o papel de sensibilizar os pais e a sociedade, além de propor reflexões sobre o tema. “A infância tem que ser vivida com brincadeiras e estudo. Colocar a criança para trabalhar é pular uma etapa da vida, e isso traz sequelas”, alertou. Já o prefeito Cido Sério também destacou os esforços do Governo Municipal em combater o trabalho infantil por meio do Peti e de outros programas sociais, como o Sítio da Criança. Segundo o chefe do Executivo, a sociedade precisa mudar conceitos sobre a questão.

“Nós temos um grave problema cultural: a crença de que, se não colocar a criança para trabalhar, ela vai para o mau caminho. E não é assim. A criança tem que viver a infância para ter uma vida saudável, porque o trabalho infantil não educa, não constrói cidadania”, afirmou. Para Cido Sério, o debate sobre o tema precisa ter espaço na mídia e sair das salas de discussão. “Essa reflexão tem que atingir a sociedade, ocupar todos os espaços”, reforçou.

DEBATE

Depois das falas das autoridades, foram exibidos dois vídeos. Um em que é apresentado o PETI e outro com uma reportagem do programa “A Liga”, da TV Bandeirantes. A matéria aborda a questão do trabalho infantil e expõe três casos de exploração. Em seguida, a auditora fiscal do MTE, Maria Vanda, e o assessor da Prefeitura e filósofo, Nilton César dos Santos, conduziram um debate sobre o tema, com participação da plateia.

A Semana prossegue com diversas atividades até 18 de junho. A realização é da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do PETI, em parceria com a Fundação Telefônica, Competi (Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) e Comdica. O evento tem como apoiadores as secretarias municipais de Saúde, Educação e Participação Cidadã.

Programação

7/6 – terça-feira
9h às 22h – Exposição de fotografias “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”
Local: Senac
Endereço: Avenida João Arruda Brasil, 500 – Bairro São Joaquim

8/6 – quarta-feira
8h às 20h – Panfletagem em vias de grande movimentação
Locais: Rua Marcílio Dias, Avenida Joaquim Pompeu de Toledo (em frente ao Shopping) e Avenida Brasília

9/6 – quinta-feira
9h às 22h - Exposição de fotografias “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”
Local: FEA
Endereço: Rua Marcondes Salgado, 410 – Bairro Santana

10/6 – sexta-feira
15h – Apresentação teatral das crianças e adolescentes do Peti
Local: Praça João Pessoa

11/6 – sábado
11h - Mobilização e panfletagem
Locais: Praça Rui Babosa e Calçadão da Marechal

6/6 a 10/6 – segunda a sexta-feira
8h às 17h – Entrega de kits de jogos sobre o tema Trabalho Infantil
Locais: brinquedotecas de programas sociais e escolas municipais

17/6 – sexta-feira
20h – Fórum de discussão como tema “A Sociedade Contemporânea e a Exploração do Trabalho Infantil”
Local: FEA

18/6 – sábado
8h às 17h – Panfletagem e sensibilização sobre o tema em postos de saúde e UBSs, em dia de Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil

Nenhum comentário: