quinta-feira, 9 de junho de 2011

Trabalho infantil: panfletagem marca semana

A Semana de Erradicação de Trabalho Infantil está promovendo uma série de atividades em Araçatuba. Nesta quarta-feira (8), pela manhã, monitores do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realizaram panfletagem em alguns pontos da cidade. A divulgação trazia esclarecimentos o tema e informações sobre como denunciar casos de exploração do trabalho infantil.

A ação ocorreu no cruzamento da avenida dos Araçás com Duque de Caxias, rua Marcílio Dias e na Avenida dos Estados, onde foi realizada a feira livre. Os monitores também carregaram faixas e fizeram apresentações circenses. Na noite desta quarta-feira, a partir das 18h, a equipe estará na avenida Joaquim Pompeu de Toledo, em frente ao Shopping Center, e na avenida Brasília.

“Escolhemos esses pontos por terem sido locais onde ocorriam situações de trabalho infantil no passado. Então, estamos atuando de forma preventiva para que novos casos não ocorram, ao mesmo tempo em que conscientizamos a população sobre a gravidade do problema”, disse o coordenador do PETI, Edson Neves Terra Júnior.

Kits

Outro destaque da Semana está sendo a entrega de kits de jogos sobre o tema da campanha. Desde segunda-feira, brinquedotecas de programas sociais e escolas municipais receberam os kits, que serão distribuídos até sexta-feira. Também chamou a atenção, nesta terça-feira (7), a exposição de fotografias “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A mostra ficou na instituição educacional das 9h às 22h e recebeu a visita de escolas municipais e entidades como a Fundação Mirim. Na exposição, foram exibidas imagens de crianças em situação de trabalho em carvoarias, lixões, semáforos, entre outros locais, além de serem apresentadas informações sobre o tema.

Realização

A realização da Semana é da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do PETI, em parceria com a Fundação Telefônica, Competi (Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) e Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O evento tem como apoiadores as secretarias municipais de Saúde, Educação e Participação Cidadã. Embora a semana encerre no próximo sábado, a organização vai realizar atividades relacionadas ao tema nos dias 17 e 18 deste mês.

Programação

9/6 – quinta-feira
9h às 22h - Exposição de fotografias “Mitos e Verdades sobre o Trabalho Infantil”
Local: FEA (Endereço: Rua Marcondes Salgado, 410 – Bairro Santana)

10/6 – sexta-feira
15h – Apresentação teatral das crianças e adolescentes do Peti
Local: Praça João Pessoa

11/6 – sábado
11h - Mobilização e panfletagem
Locais: Praça Rui Babosa e Calçadão da Marechal

17/6 – sexta-feira
20h – Fórum de discussão como tema “A Sociedade Contemporânea e a Exploração do Trabalho Infantil”
Local: FEA

18/6 – sábado
8h às 17h – Panfletagem e sensibilização sobre o tema em postos de saúde e UBSs, em dia de Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil

Nenhum comentário: