sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prefeitura inaugura Praça de Exercícios do Idoso

O Governo Municipal inaugurou, na noite de quinta-feira (16), a Praça de Exercícios do Idoso. O espaço é provido de equipamentos destinados a práticas de ginástica, especialmente elaborados para melhorar a qualidade de vida dos idosos. O evento aconteceu na Praça João 23, mais conhecida como Praça do Paraíso, no bairro de mesmo nome.

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração, entre elas o prefeito Cido Sério, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, o presidente da Câmara dos Vereadores, Cido Saraiva, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda da Silva Piovesan. Representantes de diversos grupos de idosos também estiveram presentes, como o projeto De Bem com a Vida, da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, Bem Estar, Ala Jovem e Flor da Idade.

O convênio que possibilitou a instalação da Praça de Exercícios do Idoso foi firmado entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que destinou R$ 15 mil, e o Fundo Social de Araçatuba. A contrapartida do município é de R$ 28, 8 mil. Na oportunidade, a secretária Cidinha Lacerda enfatizou a importância da Praça para a vida da população.

“Além dos benefícios para o corpo, que são numerosos, também temos os benefícios para a alma. Daqui os nossos idosos sairão fortalecidos em vários sentidos, no físico e no social, já que é um lugar também de convívio, diálogo e troca de experiências”, destacou Cidinha. Já o prefeito Cido Sério disse que o novo equipamento vai melhorar a vida das pessoas e trazer mais vida para a praça.

Aparelhos

A Praça de Exercícios do Idoso conta com aparelhos de ginástica que foram desenhados para melhorar o equilíbrio e amplitude articular, o fortalecimento e a flexibilidade muscular dos membros inferiores. Os exercícios são fundamentais para evitar a queda, que representa a principal causa de morte por acidente na população idosa.

O espaço conta com seis estações de exercícios, todas com placas auto-explicativas para proporcionar uma prática segura das atividades de prevenção. Uma das principais funções dos aparelhos é o fortalecimento muscular, o que aumenta a independência para as atividades de vida diária e facilita o deslocamento.


Nenhum comentário: