terça-feira, 30 de abril de 2013

Dia Nacional da Mulher é marcado por manhã cultural

Texto: Camila Graziela

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio do Nasf (Núcleo de Atendimento à Saúde da Família), e a Secretaria de Assistência Social (SMAS), por meio do CRM (Centro de Referência da Mulher), proporcionaram uma manhã cultural, nesta terça-feira (30), em razão do Dia Nacional da Mulher, comemorado hoje.

O evento aconteceu no teatro Castro Alves, largamente prestigiado, com todas as acomodações preenchidas. Estiveram presentes o prefeito Cido Sério e os secretários Hélio Consolaro (Cultura) e Marta Dourado (Assistência Social).

Na oportunidade, o prefeito destacou o debate sobre o direito da mulher e que a data é um momento para reflexão. “No século XX, a mulher era tratada como coisa e não como ser humano. A sociedade, no entanto, evoluiu muito no sentido de resgatar a cidadania e as mudanças foram muito positivas, pois o mundo só melhora quando o ser humano melhora”, disse.

LUTA CONTÍNUA
A secretária Marta Dourado destacou que as mudanças em favor da afirmação da cidadania das mulheres foi uma conquista delas mesmas; que, conscientizadas, lutaram pelo seu espaço na sociedade. Ela também ressaltou que esta administração valoriza a mulher e citou programas específicos.

“Nós temos os cinco Cras que proporcionam cursos profissionais que capacitam nossas mulheres para o mercado de trabalho, o Nasf foi implantado porque a administração se preocupa com a dignidade e o bem estar do humano”, afirmou.

MÚSICA E PALAESTRA
A Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago fez a abertura do evento, que contou também com palestra sobre a saúde da mulher, ministrada pela fisioterapeuta do Nasf, Ariane Buono. Em seguida, foi servido um café da manhã ao som do projeto Guri. O violeiro Dú Viola também se apresentou. O grupo Amigos da Seresta encerrou o evento.

O Dia Nacional da Mulher é comemorado no dia 30 de abril para lembrar o nascimento de Jerônima Mesquita (1880-1972), uma das fundadoras da Pró-Matre, hospital beneficente que tinha por objetivo acolher gestantes pobres, e também, fundadora do Conselho Nacional das Mulheres.

------------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS

Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA

(18) 3636-1260

www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------------ 

Nenhum comentário: