sexta-feira, 19 de abril de 2013

Serviço de Convivência e Fortalecimento ajuda famílias


Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba tem feito um trabalho de apoio e fortalecimento das famílias por meios dos cinco CRASs (Centro de Referência de Assistência Social), que são administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). E um dos destaques é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que ajuda no estreitamento de laços entre pais e filhos.

No CRAS do bairro São José, por exemplo, o grupo de SCFV conta com a participação de 20 famílias, totalizando 36 crianças com idade entre zero a 6 anos. As atividades que são exercidas duas vezes na semana no período da tarde. Nestes dias são oferecidas palestras sobre relações familiares, promovidas atividades em conjunto com pais e filhos como aulas de artesanatos, entre outras.


 EM AÇÃO
Na tarde desta quinta-feira (18), enquanto as mães recebiam aula de artesanato as crianças desenvolviam atividades lúdicas. Segundo a técnica responsável pelo grupo e psicóloga, Cássia Patrícia Silva, o artesanato pode contribuir na geração de rendas. “Muitas das mães que estão aqui, por terem filhos não tem como sair para trabalhar, e o artesanato possibilita uma geração de renda sem sair de casa”, disse.

Ela ressalta ainda, que o grupo tem aderido muito bem este serviço e é possível observar várias transformações no cotidiano de vida das famílias. “Uma das mudanças é aproximação entre as mães e seus filhos, porque em casa as vezes não acontece por estarem direcionadas a outras atividades domésticas”, declarou.

VIDA MELHOR
Roseli Modesto de Souza, de 27 anos frequenta o espaço há dois anos e fala como sua vida mudou. “Muita coisa mudou na minha vida, porque antes eu quase não tinha o que fazer e agora tudo o que eu preciso eu recorro ao Cras, participo dos cursos o que contribui na geração de renda da minha família. A minha vida mudou 100% depois que comecei a frequentar o Cras”, comentou.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------











Nenhum comentário: