segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cras Central inicia nova turma de corte e costura

Texto e foto: Camila Graziela

As mulheres aprendem desde o manuseio das máquinas, o traçado das roupas, o corte até a confecção 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro, iniciou, nesta segunda-feira (5), novo curso de corte e costura. O treinamento, que tem duração de 11 meses, foi dividido em duas turmas de 15 mulheres. As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. 
A monitora Renata Souza explica que, no curso, as mulheres aprendem desde o manuseio das máquinas, o traçado das roupas, o corte até a confecção destas. Segundo ela, o mercado carece deste tipo de profissão. “Hoje, o mercado de trabalho necessita muito de costureira, pois as que existem já são de idade e, muitas vezes, não dão conta da demanda”, explicou. 

AUTOSSUFICIÊNCIA
De acordo com a coordenadora Silvana Cristina Rizzato, o curso tem os objetivos de capacitar as mulheres para o mercado de trabalho, promover a autonomia e autossuficiência da mulher e auxiliá-las na geração de renda. “Nós formamos turmas de manhã e à tarde, para favorecer as mulheres que trabalham num ou em outro período e queiram se capacitar profissionalmente, ou mudar de atuação profissional", disse. 

Silvana ressalta, ainda, que, nesta nova turma, nenhuma das mulheres era atendida pelo Cras e, ao saberem do curso, vieram até a unidade interessadas em aprender. “A partir do momento em que elas foram inseridas no corte e costura, passaram a ser acompanhadas e incluídas em outros serviços prestados pelo Cras. Esta procura muito nos alegrou, pois significa que estamos atingindo nosso objetivo e o curso tem dado resultado”, declarou. 
Entre as alunas, Celina Barbosa Antunes da Silva, de 57 anos, diz ter se interessado pelo curso para poder confeccionar roupas para as netas. “Eu tenho duas netinhas e a gente vê que tem roupas que parecem ser fáceis de fazer; então resolvi vim aprender para costurar as roupinhas delas e, com isso, economizar, porque é muito caro roupa de criança”, disse. 
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: