quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Araçatuba tem espaço de acolhimento para idosos

Texto e foto: Camila Graziela
Centro tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social


 O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, e visa a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, melhorando, assim, sua qualidade de vida, por meio de assistência médica e psicológica, além de atividades complementares como dança, artesanato e educação física. 

Inaugurado pela Prefeitura de Araçatuba em maio deste ano, o centro é mais um equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. Localizado na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris, o local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 


PROFISSIONAIS
A equipe do CCI é formada por 19 profissionais, incluindo psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro para acompanhar a medicação dos idosos, cuidadores, monitores de artesanato, ioga, dança e jogos, cozinheiro e serviços gerais. 
De acordo com a coordenadora Ana Clara Ninno Cestari, a alimentação do local é balanceada por uma nutricionista e o cardápio não se repete durante um mês. Os idosos recebem quatro refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Para Marlene da Silva, 60 anos, o CCI mudou sua vida. “Eu tinha problema de coluna e depressão, depois que entrei aqui já estou diminuindo os remédios e não sinto mais dores, pelo contrário, me sinto muito disposta. Este espaço não pode fechar nunca”, disse Marlene, esbanjando satisfação com o local.
 LAZER E CONHECIMENTO
Já para seu João Nogueira da Silva, o local lhe proporciona lazer e conhecimento. Aos 68 anos de idade, ele conta que 62 deles foram dedicados ao trabalho e, por isso, não teve tempo para se divertir. 
“Minha vida mudou 80% devido ao pessoal daqui, porque antes eu ficava sozinho em casa e com o pessoal daqui a gente adquire conhecimento. Este local para mim é um lazer e com direito a aprendizado; só saio daqui se me arrastarem num trator, pois eu não vejo mais minha vida sem este lugar”, afirmou Silva. 
A Prefeitura investiu mais de R$ 104 mil na adaptação de uma antiga unidade escolar que deu lugar ao novo serviço. Atualmente, 14,11% da população de Araçatuba é formada por pessoas com mais de 60 anos, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: