segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cras Central inicia curso de pintura em tecido de seda

Texto e foto: Camila Graziela

As mulheres irão aprender a técnica Tie Dye, que vem de um termo inglês e, literalmente, significa Amarrar e Tingir
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres. E um dos equipamentos disponíveis para a comunidade são os cinco Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
O Cras do Centro, por exemplo, iniciou nesta sexta-feira (23), um curso gratuito de pintura em tecido (este, especificamente para a seda). Com capacidade para 15 vagas, o curso terá três meses de duração e as aulas ocorrerão toda sexta-feira no período da manhã, sendo quatro horas/aula por semana. 
TÉCNICA
A coordenadora Silvana Cristina Rizzato explica que, no curso, as mulheres irão aprender a técnica Tie Dye, que vem de um termo inglês e, literalmente, significa Amarrar e Tingir. “É uma técnica de tingimento que consiste em bloquear o acesso das tintas à determinadas partes do tecido, criando inúmeros padrões diferentes de desenhos, apenas alterando a forma de amarrar , amassar ou envolver o tecido”, esclarece Silvana. 
Ainda segundo a coordenadora, serão desenvolvidas diversas técnicas utilizando como recursos o sal grosso, o açúcar e a guta (um tipo de cola), onde as alunas poderão produzir echarpes, cangas, telas, souplats (apoio de prato), entre outros. 
“As alunas poderão aplicar esta técnica em bolsas, roupas, objetos de decoração e onde mais a criatividade permitir. Elas adoraram o primeiro dia de aula, tanto que já produziram e ficaram bastante satisfeitas com o resultado”, comentou.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: