quinta-feira, 1 de agosto de 2013

'Agentes da Paz' promete inovar no atendimento social

Texto e foto: Camila Graziela
A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), lançou, na tarde desta terça-feira (31), o curso Agentes da Paz, proposto pela Cultura de Paz da ONU/Unesco. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal. 
“Se cultura de paz é feita com ação, então temos que começar”. Com estas palavras, a coordenadora do Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Cultura de Paz, Vivi Tuppy, iniciou a palestra para agentes que receberão o curso e público presente. Ainda, disse que o programa visa não só a mediação de conflitos, mas dará um passo além e inovará o atendimento. 
A secretária da SMAS, Marta Dourado, lembrou, em seu discurso, a diminuição da desigualdade social promovida no município pelo atual governo. Também citou o acolhimento de todas as crianças moradoras de rua em Araçatuba e disse estar esperançosa quanto ao caminho tomado. “Vivemos um período de desequilíbrio das relações interpessoais, mas fico feliz em notar os passos na direção correta”, falou Marta, em agradecimento ao prefeito Cido Sério. 
Em mesa compostas por autoridades, o prefeito Cido Sério falou da valorização da diferença do ser humano e sobre respeito mútuo. “Devemos aprender a conviver com nossas diferenças”, destacou.
 O CURSO
O curso será dividido por duas turmas de 35 funcionários do Cras, Creas, Smas, Projeto Lobato, Peti, Ação Social, Conselho Tutelar e Casa Abrigo feminino e masculino. Ele tem duração de dois anos, com término previsto para o dia 7 de dezembro 2014. Segundo Marta, a SMAS tem 16 programas em execução que irão ser beneficiados com o curso. 
A psicóloga do Programa Lobato, Natália Cristina Viana Reina, disse esperar aumentar o repertório para melhorar seu atendimento. Sua companheira de profissão Carla Vianna Stefanelo, que atua no Cras do Umuarama, completou dizendo que “a gente consiga colocar as questões aqui proposta em prática e formar uma rede de troca de experiências”.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: