sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Crianças do Peti visitam crianças da Apae

Texto e foto: Camila Graziela

Passeio faz parte do projeto “Respeito, sim; preconceito, não”, que aproxima os jovens de outras realidades


Na tarde desta quinta-feira (22), as crianças e os adolescentes do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) visitaram a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçatuba. A ação faz parte do projeto “Respeito sim, preconceito não”, iniciado neste semestre pela direção do programa.

De acordo com o coordenador Edson Neves Terra Júnior, o projeto tem como objetivo levar os integrantes do Peti para conhecer espaços que apresentam a diversidade.



“A ideia é quebrar o preconceito e fazer com que nossas crianças e adolescentes entendam que todos nós temos limitações. E também é uma forma de combater o bullying. E, com isso, fazer com que as crianças do Peti convivam melhor com outras pessoas, sejam portadoras de deficiência ou não”, disse Terra Júnior.

Ainda segundo o coordenador, este projeto vai ao encontro dos objetivos do Programa, que é promover o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Ele acrescenta, também, que será desenvolvida uma atividade após a visita.

“Após a visita, realizamos reunião com as crianças, na qual iremos abordamos o tema e onde elas podem tirar dúvidas e relatarem sobre a percepção que tiveram com a visita e o que ficou de lição”, comentou.





A VISITA
Durante a visita as crianças conheceram a escola da associação e o CAE (Centro de Apoio Especializado), onde são realizadas a terapia ocupacional, a fisioterapia e a fonoaudiologia e as oficinas socioeducativas onde as crianças desenvolvem aulas como artesanato, dança, entre outras.

O ponto alto da visita ficou por conta da aula de expressão corporal, onde três usuários deram um ‘show’. Eles fizeram uma pequena apresentação de hip hop (dança de rua). De acordo com a professora Rosângela da Silva, a aula de expressão corporal trabalha noção espacial, lateralidade, ritmo e memorização. E que a dança apresentada foi desenvolvida e criada pelos garotos.



Para a garota do Peti de 11 anos, a experiência foi divertida e valeu a pena. “Eu achei muito interessante porque tive oportunidade de ter contato com pessoas que não conseguem falar ou andar. Eu aprendi que, mesmo com dificuldade, eles conseguem desenvolver atividades”, disse. A Apae atende cerca de 520 usuários portadores de deficiência intelectual e múltipla.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: