sexta-feira, 24 de maio de 2013

Panfletagem encerra Semana de Combate à Violência Sexual

Texto e foto: Camila Graziela

Na manhã desta sexta-feira (24), as equipes do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do Tiro de Guerra fizeram uma panfletagem em sete cruzamentos de grande circulação. As atividades encerraram a Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciada no último dia 18. A atividade teve o objetivo conscientizar os motoristas e sensibilizar as pessoas a denunciarem os casos de violência sexual. Cerca de nove mil pessoas foram atingidas com a ação. 








Elas receberam material informativo, kits contendo bótom, adesivo, carteirinha, uma cópia da Declaração dos Direitos da Criança e Adolescente, marcador de página e garrafinhas tipo esqueeze, todos com símbolo da campanha. Foram visitadas as esquinas das ruas Bandeirantes com Araçás, Marcílio Dias com Prestes Maia, Marcos Toquetão com Vasco da Gama e Luís Pereira Barreto com Cristiano Olsen, Cruzamento da rua do Fico, Avenida João Arruda Brasil com Porangaba e Baguaçu. Na ocasião, também foi exibida uma faixa sobre a semana.







Segundo a coordenadora do Creas, Mirela Regina Genaro, a semana foi elaborada com o objetivo de esclarecer e sensibilizar a população para identificar e combater a violência contra crianças e adolescentes.

“A intenção é fazer uma campanha permanente, junto às escolas municipais, durante todo o ano, para identificarmos e combatermos as violências”, disse.







------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Comdica lança curso 'Eca na Escola'

Texto e foto: Camila Graziela

Araçatuba deu início, na noite desta quarta-feira (22), a um projeto para capacitar os professores para incluir, no currículo do ensino fundamental, conteúdo e práticas sobre direitos das crianças e adolescentes. Chamado de “ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) na Escola”, o programa foi instalado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e com a Fundação Telefônica/Vivo. 

A cerimônia de lançamento aconteceu no Teatro Castro Alves e contou com a presença do supervisor de ensino da Diretoria de Ensino, Joaquim Peruzzo; da presidente do Comdica, Marinês Barbosa dos Santos Oliveira; da ex-secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda; dos secretários Luiz Carlos Custódio (Educação) e Marta Dourado (Assistência Social) representando o executivo municipal; do promotor da Infância e Juventude, Joel Furlan; e demais pessoas ligadas ao segmento.

Um vídeo de oito minutos, abordando a compreensão que se tem do Estatuto e a importância deste curso abriu o evento, que, contou ainda, com palestra proferida pelo Dr. Joel Furlan abordando diversos pontos de vista sobre o Eca.

PROTEÇÃO
Na oportunidade, o promotor Joel Furlan ressaltou que o grande objetivo da lei é proteger a criança e o adolescente, no sentido de formação e acompanhamento. “A criança é um ser que está em desenvolvimento, pois quando falamos em proteção, essa formação da criança é que vai definir o que ela será no futuro. O grande desafio do Estatuto é aplicá-lo em rede, o que poderá ser sentido na sociedade como um todo”, disse.

Para a secretária Marta Dourado (Assistência Social), embora o ECA tenha sido implantado há mais de 18 anos, ainda é insuficiente para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Este curso tem a finalidade de contribuir para efetivação do Estatuto, criando, assim, uma cultura de respeito para as crianças e adolescentes. Que esta iniciativa seja um veículo para que possamos efetivar esta garantia de direitos”, declarou.

O CURSO
O curso tem 2,5 mil vagas e terá três meses e meio de duração, com 60 horas de carga horária. O método empregado será o de Ensino a Distância (EaD), por meio das comunidades virtuais de aprendizagem. O curso conta com videoaulas gravadas por grandes especialistas em direitos e deveres de crianças e adolescentes; parte deles, inclusive, redatores do ECA.

A formação se inicia, oficialmente, em 30 de maio e termina em 25 de setembro, mas a partir de 23 de maio a plataforma de educação a distância poderá ser acessada para os cursistas conhecerem o sistema. As inscrições vão de 14 a 23 de maio e as vagas são limitadas.

Os educadores podem se inscrever clicando nos links abaixo, de acordo com o tipo de perfil de usuário, ou copiando o mesmo na barra de endereços do programa que usam para acessar a internet:

Escolas municipais:
http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9000824676825&cat=24

Escolas estaduais:
http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9391625298385&cat=25

Escolas particulares:
http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9416926398318&cat=26

Estagiários:
http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9423127299346&cat=27

Projetos:
http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9612228860829&cat=28.
or: rgb(51, 51, 51); font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: justify; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-size-adjust: auto; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: rgb(236, 235, 235); display: inline !important; float: none;">http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9612228860829&cat=28.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gestantes recebem enxoval da Assistência Social

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), fez a entrega, nesta quarta-feira (22), de 32 enxovais e 19 berços a gestantes assistidas pelo município. O evento ocorreu no auditório do Paço Municipal. Participaram da cerimônia a secretária de Assistência Social, Marta Dourado, e o prefeito Carlos Hernandes.

Na ocasião, Marta Dourado falou sobre nascimento e luz. “São 32 vidas que estão por vir ao mundo. Nós sabemos que o nascimento de uma criança é uma luz que nos enche de esperança e vem para iluminar nosso caminho, mas, é preciso cuidados plenos com essas vidas, como escola pública de qualidade, e o nosso governo tem feito o dever de casa”, disse.

A dona de casa Amanda Inácio da Silva, de 16 anos, está esperando seu primeiro filho. Grávida de oito meses de uma menina, além de receber o kit de enxoval, ela também ganhou um berço. “Esse kit vai me ajudar, e muito, porque eu não tenho quase nada, e sem este berço que acabei de receber a neném teria que dormir na cama comigo; estou muito grata”, declarou.

Cada kit contém toalha de banho, cueiro, pacote de fraldas de tecido com cinco unidades, cinco fraldas descartáveis, bori, mijão, macacão, kit com touca, sapatinho e luvinha, babador e meia.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 





Teatro aborda violência sexual contra crianças e adolescentes

Texto e foto: Camila Graziela

Na tarde desta terça-feira (21), cerca de 80 crianças do Sítio Escola – Programa Lobato e do Programa João Arlindo assistiram à apresentação do grupo ‘Cia Teatral Decaranacena’. O evento faz parte das atividades desenvolvidas durante a Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que começou no último sábado (18) e segue até esta quinta-feira (23). O objetivo é sensibilizar as pessoas e conscientizá-las a denunciar os casos de violência sexual.





A apresentação teatral foi encenada pelos atores Eduardo Amaral, Amanda Stuck e Ana Laura Zago. O texto “A história da história: Que história é essa?” é de autoria de Ângela Gomes. Segundo um dos atores da peça, Eduardo Amaral, o texto conta a história de Aninha, que depois de muito tentar, consegue dizer para seu tio que uma amiguinha foi abusada. A peça conta com músicas o que a tornam mais leve e descontraída.


Segundo Amaral, o tio, na peça, a princípio, representa a omissão dos adultos, mas no decorrer da história é ele que torna o adulto de confiança e explica o que é um pedófilo e os sinais de abuso. “Por meio de uma maneira lúdica falamos de assunto sério, conseguimos passar a mensagem de uma maneira leve, e as crianças conseguem captar o que queremos passar”, disse.



HUMOR
De forma lúdica e bem humorada, os atores abordaram assuntos de pedofilia. Na peça, os personagens dialogam sobre os cuidados que as crianças têm que ter quando algum adulto tocá-las. Também deram dicas de como evitar os abusos e recomendaram que, em casos suspeitos, as crianças falem à professora ou a um responsável de confiança para que sejam tomadas providências.




------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Criança surpreende ao doar brinquedos na campanha do agasalho

Texto e foto: Camila Graziela




Algo inesperado aconteceu durante o arrastão da Campanha do Agasalho, realizado no último dia 4. Dentre as doações de roupas, foram recebidos também dois brinquedos: um trator e um dinossauro.
Os brinquedos foram doados por um garoto de aproximadamente 10 anos. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Márcia Moreira Lavoyer, ela e a coordenadora do CRM (Centro de Referência da Mulher), Ivonete Caselato, estavam passando pelas casas da rua Aeronáutica, no bairro Antônio Pagan, para pedir doações de roupas, foi quando a mãe do garoto que estava varrendo a calçada foi abordada pela equipe de assistência social.
Ainda, segundo Márcia, a mãe do menino disse não ter nada para doar. O garoto, que estava sentado na calçada, disse: Mais eu tenho algo para doar! Posso mãe? Diante da permissiva da mesma, o garoto foi buscar sua contribuição para a campanha do agasalho e retornou com os brinquedos na mão.
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, ficou encantada e emocionada com o gesto de generosidade do menino e fez questão que este ato fosse divulgado. “É muito emocionante ver uma atitude como esta partindo de uma criança. Isso nos enche de orgulho, pois ações como esta são exemplos de cidadania, que têm um peso muito maior por vir de uma criança”, disse.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Araçatuba recebe o curso 'Eca na Escola'

Texto: Camila Graziela

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) irá lançar o curso “ECA na Escola”. A cerimônia será nesta quarta-feira (22), às 18h, no Teatro Castro Alves. A Fundação Telefônica/Vivo é parceira do projeto.

O curso tem como objetivo capacitar os professores para incluir, no currículo do ensino fundamental, conteúdo e práticas sobre direitos das crianças e adolescentes, tendo como diretriz o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente).

De acordo com a vice-presidente do Comdica, Maria Regina de Arruda, o conselho discutiu que a rede de ensino como um todo, necessitava entender melhor o ECA. “As pessoas têm uma visão parcial ou mínima sobre o estatuto; nós entendemos que um curso de capacitação rápida não seria suficiente. Pensamos num processo mais longo e amplo sobre a aplicabilidade do ECA para capacitar todos os professores das redes estadual, municipal e particular”, explicou.

CONFLITOS
Ainda segundo ela, o curso tem 2.500 vagas e vai facilitar no intervir dos conflitos junto a crianças e adolescentes. Ela conta que, hoje, a maior incidência está nas escolas estaduais, onde se encontram os adolescentes. Esta capacitação ensina como entender o estatuto, como apropriar-se das informações em benefício do próprio sistema educacional. Porque muitas vezes, o professor fica de mãos atadas por não saber como se portar”, disse.

O curso terá três meses e meio de duração, com 60 horas de carga horária. O método empregado será o de Ensino a Distância (EaD), por meio das comunidades virtuais de aprendizagem. O curso conta com vídeo-aulas gravadas por grandes especialistas em direitos e deveres de crianças e adolescentes, parte deles, inclusive, redatores do ECA.

A formação se inicia, oficialmente, em 30 de maio e termina em 25 de setembro, mas a partir de 23 de maio a plataforma de educação a distância, poderá ser acessada para os cursistas conhecerem o sistema. As inscrições vão de 14 a 23 de maio e as vagas são limitadas.

Os educadores podem se inscrever clicando nos links abaixo, de acordo com o tipo de perfil de usuário, ou copiando o mesmo na barra de endereços do programa que usam para acessar a internet:

Escolas municipais:

http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9000824676825&cat=24

Escolas estaduais:

http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9391625298385&cat=25

Escolas particulares:

http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9416926398318&cat=26

Estagiários:

http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9423127299346&cat=27

Projetos:

http://ecanaescolaata.fundacaotelefonica.com/users/new?code=9612228860829&cat=28



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Cras Juçara realiza festa para grupo de ioga

Texto e foto: Camila Graziela

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Juçara promoveu, na tarde da última sexta-feira (17), uma confraternização para o grupo de ioga, em razão ao Dia das Mães, comemorado no último dia 12. O evento contou com a participação de 40 pessoas. 



De acordo com a professora de ioga, Luiza Abreu, a confraternização teve como objetivo maior promover o encontro entre as três turmas de ioga. “Pela data ser especial, nós aproveitamos a ocasião para reunir todos os grupos, a fim de que eles possam interagir entre si e, assim, fortalecer os vínculos comunitários na sociedade na qual estão inseridos”, disse. 



O CURSO
Ela explica, ainda, que aula de ioga é um trabalho corporal e mental, cujo objetivo maior é a integração entre as pessoas. “Os benefícios do ioga são vários: ela acalma a mente, fortalece os músculos, articulações, melhora a postura, melhora dores em geral”, explicou. 



Segundo Luiza, mesmo as aulas sendo uma vez por semana, os resultados são benéficos e perceptíveis aos usuários. Dona Maria Ribeiro da Silva, 64, é uma das alunas e fala de como sua vida melhorou nestes dois anos que ela frequenta as aulas. “Depois que eu comecei a fazer ioga, não precisei mais tomar remédio, pois tenho artrite, artrose, hérnia de disco. O ioga para mim foi ótimo! Minha vida melhorou e as dores diminuíram, eu não vivo mais sem as aulas”, declarou. 
A aposentada Maria Emília Prazias, 77, é outra que se diz beneficiada pelas aulas de ioga. Ela frequenta o grupo desde quando iniciou as atividades em 2011. “Minha vida mudou e para melhor; eu tinha problema na cervical e lombar, e o ioga foi muito bom; ele mexe com corpo e com a alma. É bom para a cabeça, pois a gente fica mais centrada”, comentou.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Araçatuba inicia semana de combate à violência sexual

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início, na manhã deste sábado (18), à Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. Organizado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão da SMAS, o evento tem por objetivo sensibilizar as pessoas e conscientizá-las a denunciar os casos de violência sexual.

Estiveram presentes o prefeito Carlos Hernandes; a diretora do departamento de Proteção Social Especial, Maria Regina de Arruda - representando a secretária Marta Dourado -; a coordenadora do Creas, Mirela Regina Genaro; a presidente do Comdica, Marinês Barbosa dos Santos Oliveira, e a ex-secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda.

GUIA DE ORIENTAÇÃO

Durante o evento, foi lançado o “Guia de Orientação para Educadores e Profissionais para Identificar e Combater Violências contra Crianças e Adolescentes”, que será distribuído para as escolas. De acordo com Mirela, o guia surgiu porque notou-se que a maioria das notificações de violência vem por meio das escolas.

“Nós temos um trabalho paralelo em que é feito um acompanhamento escolar das vítimas de violência, por meio de um educador social e, a partir disso, a escola trouxe vários questionamentos de como proceder em relação a essas crianças. Com base nisso, sentimos a necessidade de trabalhar em conjunto com as escolas, foi por isso que surgiu o guia”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, a intenção é fazer uma campanha permanente junto às escolas municipais durante todo o ano para identificar e combater às violências.

Para o prefeito Carlos Hernandes, a data não é de comemoração. “Hoje não é um dia feliz, não há o que se comemorar. Feliz será o dia em que a violência e o abuso infantil forem erradicados”, declarou.

Durante o evento, também aconteceu a entrega de material informativo e apresentação musical do Grupo de Teatro: Cia Teatral Decaranacena - Músicas: "Borboletinha", paródia da canção "Wave" e "Um lugar".

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


21 (terça-feira) e 22 (quarta-feira)
Das 8h às 11h e das 14h30 às 16h – Programa Lobato Sítio da Criança;

Quinta-feira (23)
Das 8h às 11h e das 14h30 às 16h - LBV

Atividades com as crianças e adolescentes atendidos nos programas da Assistência Social, com a apresentação da Cia Teatral DECARANACENA - Texto: A história da história. Que história é essa? e oficinas com psicólogos e assistentes sociais. Os programas participantes são: Peti, Sítio da Criança, Arca, João Arlindo e LBV.

24 (quinta-feira)
Das 7h30 às 9h30 - Panfletagem
Locais:
Avenida Prestes Maia com Marcilio Dias
Supermercado Rondon do Juçara (cruzamento)
Rua do Fico (cruzamento)
Rua Baguaçu - cruzamento da Unip
Avenida dos Araçás - (em frente a cervejaria Cristal)
Rua Luiz Pereira Barreto com Cristiano Olsen
Avenida João Arruda Brasil com Porangaba


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Araçatuba realiza Semana de Combate à Violência Sexual



A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará, entre sábado (18) e quinta-feira (23), várias atividades para lembrar a Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Organizada pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a iniciativa terá abertura oficial neste sábado (18), a partir das 9h, no Teatro da Biblioteca Municipal Paulo Alcides Jorge. Neste dia, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante a abertura, será lançado o “Guia de Orientação para Educadores e Profissionais para Identificar e Combater Violências contra Crianças e Adolescentes”, que será distribuída para as escolas. Também haverá a entrega de material informativo e apresentação musical do Grupo de Teatro: Cia Teatral Decaranacena - Músicas: "Borboletinha", paródia da canção "Wave" e "Um lugar".

SENSIBILIZAR

Segundo uma das organizadoras, a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Mirela Regina Genaro, a semana foi elaborada com o objetivo de esclarecer e sensibilizar a população para identificar e combater a violência contra crianças e adolescentes.

“A intenção é fazer uma campanha permanente, junto às escolas municipais, durante todo o ano para identificarmos e combatermos as violências”, disse.

Ainda de acordo com Mirela, é esperado o aumento de notificações de casos de violência no período da campanha. “Vamos levar informação tanto para crianças, de forma que elas aprendam a identificar e evitar situações de abuso, quanto para os motoristas e profissionais diversos, por meio da panfletagem, para que aprendam identificar os possíveis sinais emitidos por crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual”, disse.

Durante a panfletagem, serão distribuídos material informativo, kits contendo bótom, adesivo, carteirinha, declaração dos direitos da criança e adolescente, marca texto e garrafinhas tipo squeeze, todos com símbolo da campanha. O Tiro de Guerra será parceiro nesta ação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

18/05 - Abertura oficial
9h - Teatro Paulo Alcides Jorge


21 (terça-feira) e 22 (quarta-feira)
Das 8h às 11h e das 14h30 às 16h – Programa Lobato Sítio da Criança;

Quinta-feira 23)
Das 8h às 11h e das 14h30 às 16h - LBV
Atividades com as crianças e adolescentes atendidos nos programas da Assistência Social, com a apresentação da Cia Teatral DECARANACENA - Texto: A história da história. Que história é essa? e oficinas com psicólogos e assistentes sociais. Os programas participantes são: Peti, Sítio da Criança, Arca, João Arlindo e LBV.

24 (quinta-feira)
Das 7h30 às 9h30 - Panfletagem
Locais:
Avenida Prestes Maia com Marcilio Dias
Supermercado Rondon do Juçara (cruzamento)
Rua do Fico (cruzamento)
Rua Baguaçu - cruzamento da Unip
Avenida dos Araçás - (em frente a cervejaria Cristal)
Rua Luiz Pereira Barreto com Cristiano Olsen
Avenida João Arruda Brasil com Porangaba

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cras realiza festa do Programa de Acompanhamento Integral

Texto e foto: Camila Graziela

Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José, realizou, na tarde desta quarta-feira (15), uma confraternização para o grupo Paif (Programa de Acompanhamento Integral a Família) em razão ao Dias das Mães, comemorado no último dia 12. O evento contou com a participação de 20 mulheres.




De acordo com a psicóloga e técnica responsável pelo grupo, Vivian Cristina Britto Rosa, o grupo é formado por famílias em estado de vulnerabilidade de risco pessoal e social, com os vínculos fragilizados. Segundo a psicóloga, o acompanhamento destas famílias- por se tratar de um grupo de medida de proteção- era realizado individualmente, e percebeu a necessidade de desenvolver atividades grupais.

“Com atividades em grupo, nós conseguimos atender a um número maior de pessoas, permitindo, assim, que eles compartilhem experiências, fortalecendo vínculos na comunidade na qual estão inseridas”, enfatizou.




Durante o encontro, foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas, uma dinâmica onde cada pessoa recebeu um coração vazio e dentro deste coração foi feito colagem de figuras que representam o que cada uma possui dentro de seu próprio coração. Após as atividades cada uma recebeu uma lembrancinha. Foram servidos bolo, salgadinhos e refrigerantes.

Dentre as mães presentes, estava dona Neli Shirley Marques Rodrigues, um exemplo de mulher e mãe. Ela tem um filho de 15 anos, portador de uma doença rara, chamada distrofia muscular de Duchene. A doença causa distrofia muscular e compromete vários órgãos, o menino parou de andar aos oitos anos de idade e vive sob os cuidados da mãe. Ela conta que mesmo tendo anulado sua vida para se dedicar ao filho, é muito feliz e realizada como mãe. 

“Ser mãe do Igor, para mim, é muito gratificante. Porque ele me inspira muito, ele tem uma força interior tão grande... Não reclama de nada, é uma pessoa calma, esta sempre sorrindo. Eu queria muito ser mãe, eu tive ele (Sic) aos 39 anos, valeu muito a pena, porque hoje sou realizada como mãe”, declarou .

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


terça-feira, 14 de maio de 2013

Serviço de Convivência do Umuarama homenageia as mães

Texto e foto: Camila Graziela

Para encerrar as comemorações ao Dia das Mães, celebrado no último dia 12, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Umuarama promoveu, nesta terça-feira (14), uma manhã de lazer para o grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) de zero a seis anos.




O evento aconteceu em uma área de lazer, onde foram desenvolvidas diversas atividades como brincadeiras, piquenique, jogo de futebol, banho de piscina, entre outros. De acordo com a psicóloga e técnica responsável pelo grupo Emilaym Correa, o objetivo é promover a convivência e fortalecer os vínculos afetivos entre as crianças e os pais.


 “Esse serviço reflete na questão dos pais estarem mais próximos de seus filhos, porque devido as responsabilidades e cuidados básicos sobre o filho, acabam não priorizando as brincadeiras, o lazer, que são muito importantes para o desenvolvimento infantil”, disse



A diarista Eliane Caetano Nascimento, mãe de dois filhos, participou das atividades e comentou sobre a importância deste tipo de ação. “Eu to achando ótimo por causa das crianças que só ficam dentro de casa. E esse encontro esta proporcionando uma manhã muito agradável, permitindo que a gente volte a ser criança e brinque com nossos filhos, porque a correria do dia a dia não nos permite”, declarou.



A Prefeitura de Araçatuba tem feito um trabalho de apoio e fortalecimento das famílias por meios dos cinco CRASs (Centro de Referência de Assistência Social), que são administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). E um dos destaques é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que ajuda no estreitamento de laços entre pais e filhos.



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Assistência Social faz doação de alimentos

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS) promoveu a entrega de alimentos para duas entidades assistenciais de Araçatuba. A distribuição ocorreu na última sexta-feira (10) nas dependências da Secretaria.

As entidades beneficiadas foram a Associação de Apoio a Criança Carente e Pessoas Portadoras de Câncer (AACC) e Brota Vida, ambas funcionam como casas de apoio a pacientes com câncer. A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, fez a entrega dos donativos para o presidente da AACC, João Pereira, e para a tesoureira do Brota Vida, Lucimary Chiquito.

Cada uma delas recebeu cerca de 300 kg de alimentos, entre eles arroz, feijão, açúcar, farinha e macarrão. Além de 11 litros de óleo. Os donativos são provenientes do “Trote Solidário” realizado pela Unitoledo, parceira da Prefeitura de Araçatuba. 

De acordo com Pereira, será montado um kit de cesta básica, onde serão distribuídos conforme a necessidade, a entidade atende 40 famílias de Araçatuba. Já a Brota Vida atende 70 famílias de Araçatuba e região, conta com atendimento de assistente social e psicóloga. Os donativos também serão entregues de acordo com a necessidade de cada família.

------------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA

(18) 3636-1260

www.aracatuba.sp.gov.br

------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Assistência Social desenvolve atividades em homenagens as mães

Texto e foto: Camila Graziela

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de seus programas, promoveu nesta semana uma série de atividades especiais em celebração ao Dia das Mães, que vai ser comemorado no domingo (12).

A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, fez questão de participar de todas as reuniões para prestigiar as queridas mamães. As festividades contaram com apresentações musicais, teatro e dança. Ao final das atividades, todas as mamães receberam um presente.

Confira fotos dos eventos:


 Grupo de idosos Cras Jussara

 Cras Central



 Cras Jussara


 Programa Lobato - Sítio da Criança




 Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil










 Cras Etemp


 Cras São José

 Coral Municipal de Idosos de Brejo Alegre


 CCI - Centro de Convivência do Idoso



 Cras Etemp


 Apresentação de dança das mães do Cras Etemp


------------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------------