terça-feira, 17 de maio de 2016

Prefeitura lança semana de combate à violência sexual de crianças e adolescentes‏

Por Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba promoveu na segunda-feira (16) abertura da Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Com atividades organizadas e desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o tema desse ano é ‘Corrida pela Proteção: Cidade Unida, Criança Protegida’.


A iniciativa tem por objetivos, conforme divulgação oficial, mobilizar, sensibilizar, informar e invocar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, assegurando desenvolvimento da sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e de exploração sexual. Outra meta é divulgar o Disque 100, número para fazer denúncias em caso de suspeita de qualquer tipo de abuso. 

Participaram do lançamento ocorrido no teatro da Universidade Paulista (Unip) as secretárias municipais Marta Dourado, de Assistência Social, que representou o prefeito Carlos Hernandes; Cidinha Lacerda, de Participação Cidadã; o juiz da Vara da Infância e Juventude, Adeilson Negri; o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (Comdica), Maurício Passos Pereira; e o vereador Rivael Papinha, que representou o Legislativo.


Palestra socioeducativa foi ministrada pelo psicólogo Sidnei Rinaldo Priolo Filho com o objetivo de sensibilizar professores do Ensino Fundamental, autoridades, equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e profissionais da rede socioassistencial sobre sinais e sintomas dos tipos de violência: física, social (negligência ou abandono), psicológica e sexual. O profissional também orientou sobre espaços para prevenção e intervenção. 

Marta Dourado destacou que no ano de 2015 o Disque 100 recebeu mais de dois milhões de denúncias em todo o país. Deste total, 95 mil casos foram de abusos contra crianças e adolescentes, sendo 62% do sexo feminino. “É inadmissível que uma criança tenha seus direitos violados. Infelizmente, a violência acontece em todos os setores e classes sociais. Portanto, para assegurar dignidade, é preciso desencadear políticas públicas assertivas, sendo fundamental o envolvimento da sociedade, como um todo. Por isso, é muito importante essa semana de mobilização”.
 

O juiz Adeilson Negri agradeceu e elogiou o respaldo da Prefeitura, destacando a importância do disque-denúncia. “Já julguei casos em que a denúncia partiu do Disque 100. É muito importante que a sociedade tenha confiança nesse número e nos profissionais envolvidos”. Durante o evento foi distribuído material informativo, e cada participante recebeu uma camiseta com o slogan da campanha.
Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, no ano de 2015 o equipamento atendeu 169 crianças e adolescentes vítimas de violência. Desse total, 79% não procuraram ajuda. Ele destacou ainda que “a violência acontece dentro de casa, praticada pelos próprios familiares ou por alguém de fora da família, como vizinhos, desconhecidos, religiosos e profissionais que atendem crianças”. 
“Por isso, é importante ficar atento. Mudança brusca de comportamento, doenças sexualmente transmissíveis, tristeza ou choro sem motivo aparente, pesadelos frequentes, agressividade ou isolamento podem ser algumas pistas de que a criança ou adolescente esteja sofrendo violência”, acrescentou o coordenador do Creas. 
18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida devido a crime bárbaro que ficou conhecido como ‘Caso Araceli’, menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos violados quando foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 18 de maio de 1973. 
PROGRAMAÇÃO 
Dia 17, terça-feira
8h – Oficina para profissionais da educação, assistência social e programas sociais da rede
Local: Unip 
19h30 – Palestra de sensibilização com líderes/representantes comunitários
Local: Centro de Apoio Comunitário Água Branca 
Dia 18, quarta-feira
7h – Panfletagem
Local: Rua Duque de Caxias esquina com avenida Dos Araçás 
19h – Panfletagem
Local: Unip e Unisalesiano 
19h30 – Palestra de sensibilização com líderes/representantes comunitários
Local: Centro Comunitário Atlântico

Dia 19, quinta-feira
19h30 – Palestra de sensibilização com líderes/representantes comunitários
Local: Centro Comunitário Clóvis Picolotto/Lago Azul 
Dia 21, sábado 
9h – Encerramento com panfletagem e abordagem no Calçadão da Marechal


Nenhum comentário: