quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hotel-fazenda em Cardoso é destino dos idosos do CRAS Central

 Texto e foto: Camila Graziela

 O passeio irá proporcionar momentos de lazer, promover o fortalecimento dos vínculos entre eles, além de elevar a autoestima dos idosos




Foi num clima de muita expectativa que os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, embarcaram nessa quarta-feira (26) para uma viagem fantástica.

O destino escolhido foi um hotel-fazenda na cidade de Cardoso, a 170 quilômetros de Araçatuba. Caminhada, leite no curral, passeio de charrete, de trenzinho e a cavalo, brincadeiras na piscina, bingo e jantar dançante farão parte da rotina dos idosos nos próximos dois dias.  A ação foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


Depoimentos

Entre os presentes, Zeres Maria Rosa era pura emoção. Aos 66 anos de idade, ela conta que esta é a primeira vez que faz uma viagem, e que este passeio veio em uma boa hora. “Há três meses eu perdi minha mãe e desde então eu choro todos os dias. Esta viagem me animou bastante, porque vai me ajudar a distrair a cabeça. Estou adorando esta oportunidade de viajar pela primeira vez”, relata.

Eva Andrade de Souza, 60, afirmou que esta também será sua primeira viagem. “Estou muito ansiosa para saber como será”, comenta. Já Helena Mendes da Silva, 66, diz que a primeira e única viagem que fez na vida foi há 20 anos. “No começo eu fiquei com um pouco de medo, porque a gente que nunca viaja fica com medo. Mas, agora eu estou muito animada e espero me divertir muito”, explica.





Para a assistente social responsável pelo grupo, Cynthia Galvão Porto, o passeio irá proporcionar momentos de lazer, promover o fortalecimento dos vínculos entre eles, além de elevar a autoestima dos idosos. “Para muito deles essa é a primeira viagem de suas vidas”, frisa a profissional.

Legislação

O art. 3º da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) predispõe que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.




 CRAS Central

Criado no município em 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Araçatuba desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente na unidade. O CRAS Centro fica na rua XV de Novembro, 275, e atende das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Centro é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: