quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Oficinas de dança são sucesso no CRAS do Umuarama

Texto e foto: Camila Graziela

Unidade oferece aulas de jazz, dança de salão, pilates balé, balé infantil, ritmos com condicionamentos físicos e zumba

Com objetivo de possibilitar acesso à cultura por meio da dança, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama, oferece diversas oficinas de dança para seus usuários. Nessa terça-feira (11), por exemplo, houve ritmos com condicionamentos físicos.


A monitora de dança Jaqueline Pinheiro Balera explica que esta modalidade trabalha o condicionamento físico, por meio da dança e, para isso, utiliza de diversos ritmos musicais brasileiros como sertanejo, pagode, axé, funk, entre outros. “Entre as coreografias eu passo uma bateria de exercícios e, com isso, elas ganham resistência física, coordenação motora, além da perda de peso”, relata Jaqueline.

Ela ressalta também que a dança em geral trabalha a parte psicológica, social e emocional, melhorando o ritmo, a musicalidade, a amplitude dos movimentos, além da capacidade respiratória atuando no controle da pressão arterial e obesidade. As aulas ocorrem toda terça-feira nos dois períodos do dia, com uma hora de duração.


 A dona de casa Fabiana Almeida Lorete, 31, moradora do Cowntry Ville, relatou que tem se sentido melhor depois que começou fazer a atividade. “Eu me sinto melhor, mais bonita. Tenho mais disposição e a minha saúde melhorou. Aqui é muito bom”, comenta animada.

A pequena Laila Letícia Tavares, 10 anos, contou que por ser hiperativa não conseguia dormir. “Depois que eu comecei frequentar as aulas aqui no CRAS eu consigo dormir”, declara a menina. Ela frequenta também, as aulas de dança de salão, balé e natação todas oferecidas pelo CRAS gratuitamente.



A unidade oferece também aulas de jazz, dança de salão, pilates balé, balé infantil e zumba. As oficinas são abertas para toda a comunidade que abrange o território do CRAS. Para participar basta ser cadastrado na unidade.

CRAS UMUARAMA

Criado no Município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até seis anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: