segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Idosos do CCI embarcam para Hotel Fazenda em Cardoso

Texto: Camila Graziela

Cada idoso recebeu um par de chinelos, protetores solares e bermuda de banho especialmente para a viagem

Eufóricos. Foi assim que os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) embarcaram na tarde de segunda-feira (17), para curtir dois dias de lazer e descanso em um Hotel Fazenda na cidade de Cardoso, a 170 quilômetros de Araçatuba. A ação foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


Dona Sofia da Silva, 78, afirmou estar muito ansiosa. “Eu mal consegui dormir essa noite, de tanta felicidade”, comentou. Já Hermenegilda Conceição Seixas, de 83 anos, era pura empolgação e disposição. “Pretendo até arrumar um namorado”, relatou.


Cada idoso recebeu um par de chinelos, protetores solares e bermuda de banho especialmente para a viagem. A coordenadora técnica do CCI, Sabrina Ferreira Chaves, explicou que o passeio serve para proporcionar momentos de lazer, além da promoção e valorização da qualidade de vida dos idosos

“Para muitos deles essa é a primeira viagem de suas vidas, a primeira vez que arrumaram uma mala. É um momento muito especial não só para eles, mas para todos nós da equipe do CCI, em vê-los tão felizes e participarmos desse momento único na vida deles”, concluiu Sabrina.


O art. 3º da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) predispõe que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 




CCI

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.


Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: