sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Violência contra a mulher foi tema de palestra para usuários do CRAS Central

Texto e foto: Camila Graziela
Objetivo é conscientizar e intensificar ações de prevenção à violência praticada contra as mulheres
Na quinta-feira (27), cerca de 100 famílias beneficiadas com o Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central participaram de palestra de sensibilização proferida pelo secretário municipal de Participação Cidadã Alex Lapenta. A abordagem aconteceu na sede da unidade, na rua 15 de Novembro.



De acordo com o secretário, o objetivo é conscientizar e intensificar ações de prevenção à violência praticada contra as mulheres. Esta palestra faz parte das atividades desenvolvidas durante a 1º Semana Municipal da Não Violência Contra a Mulher, realizada pela Prefeitura de Araçatuba, em parceria com as secretarias de Participação Cidadã e de Assistência Social.

Compra Direta
O programa Compra Direta integra um dos eixos do Fome Zero, programa do Governo Federal que tem objetivo de eliminar a fome no Brasil. Para isso, conta com o apoio dos pequenos produtores rurais locais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial gerencia o Compra Direta na cidade. A pasta é responsável pela operacionalização da entrega dos alimentos para as cinco unidades dos CRAS semanalmente. Estes, por sua vez, se mobiliza para efetuar a distribuição aos seus usuários.

Segundo a coordenadora do CRAS do Centro, Márcia Viúdes, esta ação têm cumprido um importante papel na promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. 
CRAS
Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

Juntamente com outros 14 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara, Etemp, São José e Centro são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: