terça-feira, 18 de novembro de 2014

CREAS promove festa do sorvete para crianças

Texto e foto: Camila Graziela

Atendidos do Serviço de Enfrentamento à Violência participaram de brincadeiras e sorteio de brindes

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou uma festa do sorvete para crianças e famílias atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O evento ocorreu na sede do programa, que fica na Avenida dos Estados, 533, no Jardim Sumaré, e reuniu cerca de 100 pessoas na noite de segunda-feira (17).


Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, a festa promoveu a socialização entre os atendidos, além de propiciar momentos de lazer e diversão. “Estes momentos são muito importantes porque auxiliam no resgate dos vínculos familiares e também com a equipe do CREAS”, comentou.

Terra Júnior ressaltou ainda que por ser um serviço de enfrentamento à violência, o contato com a equipe técnica em espaço fora do ambiente de atendimento amplia a confiança da criança com os profissionais, facilitando o processo de acompanhamento de cada um.


Sorvetes, músicas, brincadeiras, sorteio de brindes, alegria e diversão deram o tom da primeira festa do sorvete que empolgou e agradou os convidados.


Depoimentos

Um garoto de 12 anos afirmou gostar muito do local e fez questão de falar. “Aqui é muito bom. Eles ajudam as pessoas, dão conselhos, nos levam pra passear e faz festinhas como essa pra nós. Aqui tem tudo que precisamos”, relatou o garoto. Opinião semelhante teve um adolescente de 15 anos. “Aqui é legal, nós nos divertimos e fazemos amigos”, comentou.


Já uma vigilante de 34 anos, que faz parte das famílias que passaram por violência, contou que há um ano chegou ao CREAS depois que o seu filho de nove anos sofreu abuso sexual. “O CREAS foi uma base pra gente se erguer. Por conta do que aconteceu com meu filho, tivemos que abandonar nossa casa porque fomos ameaçados. Fiquei morando de favor em casa de parentes. Hoje, meu filho está bem melhor. O trauma foi muito grande, mas aos poucos ele está se recuperando graças ao CREAS, que deu todo amparo para nós pais, também”, declarou.


O CREAS

Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.

Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.



-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: