segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CCI promove reunião com familiares dos idosos

Texto e foto: Camila Graziela

O encontro é mensal e tem por objetivo orientar, aproximar e informar os familiares sobre o que é desenvolvido no Centro

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu na tarde de quinta-feira (13) reunião de grupo com a participação dos familiares dos idosos que frequentam a unidade. O encontro é mensal e tem por objetivo orientar, aproximar e informar os familiares sobre o que é desenvolvido no Centro.

“No encontro falamos especificamente da viagem que o CCI irá proporcionar para nossos idosos, até a cidade de Cardoso. Passamos todas as informações necessárias para os familiares”, relatou Bruna Rister Lemos, psicóloga do Centro. Os idosos vão passar dois dias em um Hotel Fazenda, a 170 quilômetros de Araçatuba. A saída está programada para o próximo dia 17.


Durante a reunião, foi exibido um vídeo, no qual os idosos relatam a importância do CCI e o quanto eles tiveram suas vidas transformadas. A secretária Elisabete Silva, filha de dona Sofia Augustes Silva, de 82 anos, integrante do CCI, relatou que viu sua mãe se transformar em outra pessoa depois que ela começou a frequentar o local.

“Minha mãe estava com depressão devido a morte do meu pai. Ela só vivia trancada dentro do quarto e não tinha mais vontade de viver. Hoje, ela tem o CCI na vida dela. Agora ela está vaidosa, alegre, não deixa de vir um dia sequer. Isso tranquiliza a nós, filhos, que trabalhamos o dia todo e sabemos que nossa mãe está em um ótimo lugar”, declarou Elisabete.



Opinião semelhante teve Roberto Batista, filho de dona Genice da Silva Batista, 61. “Eu tiro o chapéu para esta Administração Municipal por este programa. A minha mãe é outra pessoa. Aqui ela é mais feliz, mais comunicativa e vive de alto astral”, avaliou.


CCI

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.

Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 


Nenhum comentário: