quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Idosos do CRAS central fazem fisioterapia preventiva‏

Texto e foto: Camila Graziela
Atividade consiste em alongamentos, exercícios respiratórios e metabólicos, fortalecimento muscular, controle da pressão arterial, além de treinar o equilíbrio e a coordenação
Idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no centro da cidade, participaram na terça-feira (4) de sessão de fisioterapia preventiva. A ação da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), é uma parceria com o grupo Bem Estar.


Promoção, prevenção e reabilitação da saúde do idoso definem o que é a fisioterapia preventiva, de acordo com Maurício Rufino Barbosa, fisioterapeuta do Bem Estar. Segundo ele, a atividade consiste em alongamentos, exercícios respiratórios e metabólicos, fortalecimento muscular, controle da pressão arterial, focados em equilíbrio e coordenação. “Estas atividades ajudam na melhora das atividades diárias, como sentar e levantar de uma cadeira, por exemplo. Além de minimizar quedas, que são comuns na vida dos idosos”.

A assistente social Cynthia Galvão Porto destacou que, embora seja recente, a parceria com o grupo Bem Estar está agradando os participantes. “Nosso grupo está até aumentando. E isso é muito bom, porque além de estarmos alcançando nossos objetivos, que incluem a socialização entre eles, a atividade eleva a autoestima e acaba refletindo na melhoria da saúde”.


Quem confirma é dona Maria José da Silva Filha, de 60 anos. Ela relatou que por sentir muita falta de ar procurou um médico, que recomendou atividades respiratórias, para reaprender a respirar. “Graças a estas atividades desenvolvidas aqui, eu já senti uma melhora para respirar. Eu não fui atrás antes porque não tenho condições de pagar. Para mim, o CRAS está sendo uma bênção”. 

Dentre os presentes estava Maria da Silva Segumdo. Ela completará 82 anos no próximo dia 9, e era pura empolgação. “Aqui eu me sinto muito bem. Eu tenho uma dor no ombro esquerdo que me persegue há bastante tempo, e tomo até um comprimidinho por conta disso. Agora, com esta atividade, eu já tô sentindo melhoras”. Esbanjando disposição, Francisco Oliva, de 92 anos, é um exemplo a seguir. Ele não perde nenhum encontro, apesar de suas limitações. “Eu faço questão de vir, porque se mexer é preciso, pro corpo e pra mente”, comentou. 
CRAS CENTRAL 
Criado no Município em 2012, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no centro de Araçatuba, desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até seis anos de idade, e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências e idosos. 

Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente na unidade. O CRAS central fica na rua XV de Novembro, 275, e atende das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: