quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Integrantes dos CRAS e do Ação Jovem visitam 3º Feira de Negócios e Empreendedorismo do Senac

Texto e foto: Camila Graziela
A ação é importante para que os usuários conheçam novas profissões 
Beneficiários do Programa de Acompanhamento Integral à Família (Paif – Renda Cidadã) das cinco unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e integrantes do Programa Ação Jovem visitaram na tarde de quarta-feira (12) a 3º Feira de Negócios e Empreendedorismo realizada pelo Senac. 

O grupo pode ver ações demonstrativas e apresentação de painéis desenvolvidos por alunos e docentes das áreas oferecidas pela unidade de Araçatuba. O objetivo do Senac com a feira é apresentar à comunidade o potencial de inovação dos estudantes e dos projetos desenvolvidos na unidade. Os visitantes puderam conferir o propósito de trabalho e atividades relacionadas a cada profissão.
Jenifer Pâmela Lima de Oliveria, de 16 anos, que integra o Programa Ação Jovem, aprovou a iniciativa. “Isso é bom porque inspira a gente a escolher uma profissão e nos dá uma noção de como é cada uma”, comentou a jovem.

Um dos locais mais disputados para a visitação foi a sala de estética. Os visitantes receberem informações sobre a especialidade, e depois, ganharam uma limpeza de pele facial.  A jovem Isabela de Freitas Monteiro, 17, também integrante do Programa Ação Jovem, ficou interessada na atividade. “Eu gostei bastante de ver como funciona o curso de estética. Estou até pensando em fazer o curso”, afirmou Isabela.

Segundo a psicóloga Marcela Gois, responsável pelo grupo do CRAS Central, a ação é importante para que os usuários conheçam novas profissões. Esta é uma maneira de incentivá-los para buscar a profissionalização, bem como o resgate da autonomia e geração de renda”, explicou Marcela.
CRAS
Os cinco Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) desenvolvem ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Têm como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia. As unidades atendem das 8h às 17h.

Ação Jovem 
Implantado no município em 2005, o Ação Jovem é um programa cujo objetivo é estimular o jovem a concluir o ensino médio e também visa proporcionar o acesso a cursos profissionalizantes e favorecer a inserção do jovem no mercado de trabalho. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00. 

Localizado na rua XV de Novembro, 341, no Centro, o local atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. Funciona das 8h às 17h. Para participar, além da idade, o participante precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: