segunda-feira, 27 de abril de 2015

Artrite e Artrose são temas de palestra no CRAS Jussara

Texto e foto: Camila Graziela

Participantes aprenderam que artrite é uma doença e artrose é um processo natural de desgaste do corpo

As usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jussara, de Araçatuba, que participam das aulas de zumba e ginástica funcional, acompanharam na manhã dessa sexta-feira (24), uma palestra sobre artrite e artrose. O evento foi ministrado por Giuliane Garcia Gomes, fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


Os presentes aprenderam que, embora artrite e artrose estejam associadas, são duas coisas diferentes e que a artrose, ao contrário do que se pensa, não é uma doença, mas sim um processo de degeneração do corpo, desgaste natural conforme a idade. Já a artrite, sim é uma doença. “Ela causa a inflamação da articulação, devido ao desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações ou juntas. Por isso artrite e artrose são associadas”, informou a palestrante.

Segundo Alessandra Marques, educadora física do CRAS, a ação teve por objetivo orientar as alunas, além de promover a melhora da qualidade de vida. “Durante as aulas surgem muitas dúvidas. Muitas delas, inclusive, relatam dores no joelho, nas costas. Por isso, optamos por trazer um profissional específico para tirar as dúvidas, já que elas praticam a atividade física comigo. É bom que saibam como funciona nosso corpo na teoria, isso irá ajudar prevenir as dores e descobrir possíveis doenças também”, explicou a educadora.


Dona Maria Carmen Martins, de 62 anos, que participa das aulas de zumba e ginástica funcional, aprovou a iniciativa. “Eu achei ótima a palestra porque tirei muitas dúvidas. Sinto uma dormência na perna esquerda há algum tempo e estava pensando que poderia ser problemas no coração. Mas, graças à palestra, descobri que possivelmente é por conta da coluna”, comentou.


Opinião semelhante teve Silvandira dos Santos Chave, 49. “Isso foi uma maravilha pra nós. Foi muito bom porque tiramos dúvidas e fomos orientadas como proceder em caso de detectar alguma coisa, como aconteceu comigo. Conversando com a fisioterapeuta, falei das dores que tenho sentido e pelos sintomas ela disse que tudo indica que é artrose”, relatou.



CRAS Jussara

Criado no município em 2009, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Jussara desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS Jussara fica na rua Raul de Oliveira, 180, atende mensalmente cerca de 400 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Jussara é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: