quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeitura e Comdica promovem conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) promoveram a 6.ª Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu na terça-feira (28), na Fundação Mirim, com quase 200 participantes.



A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Lacerda, representou o prefeito Cido Sério. A secretária de Assistência Social Marta Dourado; o vereador Rivael Papinha, representando o Legislativo; e o presidente do Comdica, Maurício Passos de Oliveira participaram do evento, que ainda reuniu conselheiros tutelares, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, usuários de programas sociais e representantes da sociedade civil e do poder público.

“O objetivo é dar espaço para que a criança e adolescente tenham vez e voz na elaboração de seus direitos”, comentou Oliveira, presidente do Comdica. Cidinha Lacerda ressaltou que desde 2009 a Administração Municipal tem dado condições para que esses direitos sejam garantidos. “Hoje, exceto casos esporádicos, não há mais crianças nos semáforos pedindo esmolas. Graças às políticas públicas adotadas no Município”, frisou.



Cidinha Lacerda acrescentou ainda a importância da presença de crianças e adolescentes no evento. “Isso aqui é um exercício de democracia e cidadania. Por isso, a importância de vocês estarem aqui. O próprio nome conferência pressupõe que vocês devem conferir o que está faltando, o que temos e não usamos, e o que podemos melhorar”.



Após os trabalhos iniciais, adultos e crianças foram reunidos em grupos para elaboração de propostas. Na sequência, 16 delegados (14 adolescentes e duas crianças) foram escolhidos para representar Araçatuba em conferência regional. Esses representantes poderão, ainda, participar dos encontros em níveis estadual e nacional.

O objetivo é mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para implementação e monitoramento da “Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Direitos da Criança e do Adolescente”. Esse é o tema central da 6.ª Conferência Lúdica Municipal.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: