terça-feira, 17 de novembro de 2015

Alunas da FEA desenvolvem projeto de inclusão digital para idosos; dois ganham computadores‏

Texto e foto: Camila Graziela
Dois idosos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no centro da cidade, foram presenteados com computadores, na terça-feira (17). A ação integra projeto piloto desenvolvido por duas alunas do 8.º termo do curso de psicologia da Fundação Educacional Araçatuba (FEA).
Geisa Moterani e Iracema Berchiol da Silva explicam que a ideia de trabalhar com idosos na unidade do Cras surgiu a partir da disciplina de processos educativos. “Pensamos fazer algo diferente, que não trabalhasse em escola especificamente, mas que fosse algo voltado para o social. Então, fizemos um estágio de observação na unidade e, a partir disso, desenvolvemos um projeto de inclusão digital para os idosos”.

Com o projeto, eles passaram a ter aulas de informática uma vez por semana, no laboratório da FEA. Ao todo, 13 participaram do curso, que teve início no mês de março com duração de seis meses. Geisa Moterani diz que ficou sabendo que a instituição municipal de ensino superior disponibiliza, para doação, materiais e equipamentos usados substituídos por novos. 
“Fomos atrás e conseguimos essas duas máquinas. Decidimos doar para dois idosos que concluíram o curso e que ainda não tinham computador em casa. Com isso, eles poderão praticar tudo o que aprenderam. Além de estarem inseridos no mundo digital”, frisou a futura psicóloga.

“Sou imensamente grata por tudo que o Cras faz por nós. E a essas meninas, que se dedicaram com esse projeto. Graças a isso faço parte do mundo digital. Eu sempre tive vontade de aprender, mas faltava gente com disposição para ensinar. Quando eu soube dessa oportunidade agarrei com as duas mãos”, afirmou Maria José Pereira de Lima, de 62 anos, contemplada com um computador. 

Segundo Luiz Pravato, 61, que ganhou o outro computador, “foi muito bom participar do curso; ajuda a gente a desenvolver a mente. Agora vou ter como praticar tudo que aprendi nas aulas”. A coordenadora do Cras, Márcia Viúdes, destacou que “ações como essa são sempre muito bem-vindas”.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: